Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/5298
Título: Implicações académicas: um estudo de adolescentes em regime interno/externo
Autor: Pires, Maria José Alhinho Paraíba Gomes
Orientador: Gomes, Ana Maria das Dores Pires
Palavras-chave: Rendimento
Comportamento
Adolescência
Regime escolar
Sexo
Data: 4-Nov-2021
Resumo: O presente estudo foca-se nas implicações académicas (rendimento académico e comportamento em sala de aula) em adolescentes do sexo feminino e masculino, que frequentam o 3º ciclo de estudos, em regime escolar de internato/externato. Inicialmente, efetuámos uma revisão do estado da arte relativamente aos temas da presente investigação, nomeadamente, a adolescência, o regime de estudos, o rendimento académico, o comportamento em sala de aula e as diferenças de sexo em contexto de sala de aula. A investigação é de caráter quantitativo, transversal, relativa aos resultados escolares do primeiro semestre (ano letivo 2019/2020), num estabelecimento de ensino da região metropolitana de Lisboa. A amostra reuniu um total de 157 participantes, com idades entre 12 e 16 anos, de ambos os sexos, que frequentam a instituição no 3.º ciclo de estudos, em regime interno ou externo. Desta amostra, 103 alunos (65.6%) frequentam o regime de internato e 54 alunos (34.4%) frequentam o regime de externato. Relativamente ao sexo, 90 alunos (57.3%) são do sexo masculino e 67 (42.7%) são do sexo feminino. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Sociodemográfico, construído para o efeito, a Escala de Conners para Professores - versão reduzida. Utilizámos ainda as pautas escolares através das quais obtivemos a informação acerca do rendimento escolar e nota de comportamento. Para a análise estatística recorreu-se ao “software” Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 26.0 para Windows. Nos resultados obtidos, confirmámos 5 das hipóteses colocadas inicialmente. Conclui-se, assim, que o regime escolar em questão não é significativo nos resultados académicos nem no comportamento em sala de aula. Contudo, relativamente ao sexo, existem diferenças ao nível do comportamento, pois as raparigas obtêm melhores resultados que os rapazes.
URI: http://hdl.handle.net/11144/5298
Grau: Dissertação de Mestrado em Psicologia.
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