Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/4756
Title: Subsetores de arte e cultura nos jornais Folha de São Paulo e Público (2018)
Authors: Müller, Mariana Scalabrin
Keywords: Comunicação
Jornalismo
Issue Date: 2021
Publisher: NIP-C@M - Núcleo de Investigação em Práticas & Competências Mediáticas. Departamento de Ciências da Comunicação . Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: Este capítulo apresenta resultados de uma Análise de Conteúdo (Neuendorf, 2002) aplicada a 632 peças publicadas em 2018, na seção digital de cultura dos jornais Folha de São Paulo e Público. Centra-se na análise do que designamos Subsetores de Arte e Cultura. Foram utilizadas palavras-chave sobre Brasil para selecionar a amostra do jornal Público e sobre Portugal para compor a amostra da Folha. Parte-se da perspetiva construcionista de compreensão do jornalismo (Alsina, 2009) e do entendimento de que a análise de coberturas permite a identificação de mapas de significado ou supostos consensos sobre a sociedade, em determinados períodos ou locais (Hall, Chritcher, Jefferson, Clarke & Roberts, 1999). Nos dois jornais, os subsetores predominantes foram Música, Livros e Cinema. Entre os subsetores pouco representados estão Arte de Rua, Gastronomia, Design, Economia da Cultura, Performance e Política Cultural.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/4756
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26619/978-989-9002-14-2.8
ISBN: 978-989-9002-14-2
Appears in Collections:NIPCOM - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8 Subsetores de Arte.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.