Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/4751
Title: Inovação e comunicação de cultura: modelos narrativos emergentes
Authors: Silva, Dora Santos
Keywords: Comunicação
Jornalismo
Modelos narrativos
Issue Date: 2021
Publisher: NIP-C@M - Núcleo de Investigação em Práticas & Competências Mediáticas. Departamento de Ciências da Comunicação . Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: Este capítulo explora modelos narrativos emergentes no contexto da comunicação de cultura e, em particular, no jornalismo cultural, através da análise e discussão de exemplos paradigmáticos nacionais e internacionais. O ecossistema digital potenciou a inovação tecnológica no setor cultural enriquecendo a experiência estética. Em alguns cenários culturais, como o dos espaços museológicos, o paradigma do objeto, que fala apenas através da sua autenticidade, foi substituído por uma narrativa imersiva, centrada na experiência do utilizador. O jornalismo cultural rapidamente adotou este modelo: por um lado, inova na narrativa para envolver o utilizador; por outro, centra-se cada vez mais no valor que o objeto cultural terá para o “consumidor”, enquanto parte de uma experiência de consumo ou serviço, e não no valor estético do objeto em si. Quais são as principais características destes modelos narrativos? Que consequências traz para a cultura e para o jornalismo cultural? Estas são algumas questões a que o capítulo procura responder.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/4751
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26619/978-989-9002-14-2.3
ISBN: 978-989-9002-14-2
Appears in Collections:NIPCOM - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3 Inovação e Comunicação.pdf649 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.