Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/4611
Título: Entre Hollywood e Berlim. A cobertura dos media portugueses aos acontecimentos que marcaram o primeiro trimestre de 2019 na área do cinema
Autor: Lourenço, Jaime
Centeno, Maria João
Palavras-chave: jornalismo de cinema
media portugueses
cobertura jornalística
Data: 13-Nov-2019
Editora: SOPCOM / Universidade da Madeira
Citação: Lourenço, J., & Centeno, M.J. (2019, novembro, 13-15). Entre Hollywood e Berlim. A cobertura dos media portugueses aos acontecimentos que marcaram o primeiro trimestre de 2019 na área do cinema. Comunicação apresentada no XI Congresso da SOPCOM: Comunicação, Turismo e Cultura, na Universidade da Madeira, Funchal, Madeira, Portugal.
Resumo: O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um sub-género do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. Uma vez que o cinema é uma das manifestações culturais e artísticas com maior presença actual nos media portugueses (de acordo com dados do projecto A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017a]), importa aprofundar a investigação sobre a cobertura jornalística a esta manifestação cultural e artística. No âmbito de uma investigação mais alargada, que tem como objectivo entender as características do Jornalismo de Cinema português nos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador) e nos programas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em cinema, pretende-se, nesta comunicação, identificar as características da cobertura mediática ao cinema no primeiro trimestre de 2019. A partir da análise de conteúdo aos artigos sobre cinema concluímos que, em termos temáticos, o destaque recai sobre os filmes em estreia, os momentos de entrega de prémios como a cerimónia de entrega dos Óscares e o Festival de Berlim, um dos grandes eventos europeus dedicados ao cinema. Além dos temas, a análise recai sobre os géneros jornalísticos, as fontes de informação, a autoria dos artigos, os principais protagonistas ou o tipo de imagens que ilustram os artigos. Desta forma, propomos, neste trabalho, caracterizar e analisar a cobertura jornalística que é feita aos grandes acontecimentos do universo cinematográfico e ao acompanhamento da agenda de estreias nas salas de cinema pelos media portugueses em Janeiro, Fevereiro e Março de 2019.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/4611
Versão do editor: http://sopcom2019.pt/wp-content/uploads/2019/11/XISOPCOM2019_Livro-de-Resumos.pdf
Aparece nas colecções:DCC - Comunicações em conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
XISOPCOM2019_Livro-de-Resumos.pdf2,6 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.