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Título: A influência das técnicas de mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico
Autor: Campos , Ana Catarina Teixeira
Orientador: Gomes, Ana Maria das Dores Pires
Palavras-chave: Mindfulness
Comportamento em Sala de Aula
Empenho Académico
Ansiedade
Idade Escolar
Data: 16-Jul-2020
Resumo: Na infância existem várias mudanças a nível físico, cognitivo, no ajustamento social e emocional, resultando em momentos de stresse vivenciados pelas crianças. Deste modo, as crianças revelam cada vez mais ansiedade e comportamentos desajustados em contexto escolar, porém quando estas conseguem controlar este tipo de comportamento apresentam resultados positivos. Portanto, é frequente a existência de crianças ansiosas ou com perturbações associadas a esta, conduzindo-as para estados depressivos ou perturbações do comportamento. Torna-se essencial confrontarmo-nos com alunos empenhados e envolvidos na escola, uma vez que estes são mais curiosos, confiantes, esforçados, persistentes e apresentam gosto por aprender. É imprescindível que existam programas relativos à promoção da saúde mental, visto que manifestam inúmeros benefícios. Assim, as práticas de mindfulness têm despertado interesse em diferentes áreas, sendo ainda precursora em contexto escolar, porém a realização destas práticas tem demonstrado grandes expetativas. É necessário colocar em prática programas de mindfulness em contexto escolar, de forma a intervir relativamente às dificuldades emocionais e/ou comportamentais, dado que estes programas melhoram inúmeras competências. O presente estudo quantitativo com cáracter longitudinal, também denominado por “Avaliação de Programa” tem o intuito de averiguar se as técnicas de Mindfulness apresentam efeitos significativos no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico. Foi selecionada uma amostra por conveniência de 189 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade. A análise dos dados demonstrou efeitos significativos após a elaboração do programa, sendo possível atingir os objetivos e as hipóteses propostas.
URI: http://hdl.handle.net/11144/4597
Grau: Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamento
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