Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/4442
Título: Será que existe um marketing empreendedor? Evidências exploratórias do setor de novas tecnologias em Portugal
Autor: Pereira, Renato
Dias, Álvaro
Gonçalves, Patrícias
Palavras-chave: Empreendedorismo
Marketing
Novas tecnologias
Data: 2009
Resumo: De entre as empresas com maior ênfase empreendedora, destacam-se as do setor das Novas Tecnologias. Estas empresas, por serem normalmente criadas e administradas por pessoas com formação acadêmica e profissional essencialmente técnica, têm feito emergir novas formas de abordagem do marketing clássico, essencialmente desenvolvido para o grande consumo. Nosso estudo analisa as variáveis de marketing, à luz da literatura clássica desta disciplina e da literatura especializada, oriunda de empreendedores, cuja importância tem vindo a crescer, impondo-se como referencial crítico. Com base na informação recolhida construímos um questionário focado nas políticas de marketing relativas ao produto, comunicação, preço, distribuição, serviço, e forecast, das empresas de Novas Tecnologias, que aplicamos em Portugal procurando determinar em que medida as mesmas são especificas destas empresas ou, se pelo contrário, se aplicam às empresas de outros setores de base não tecnológica. Os resultados obtidos confirmam a existência de um Marketing específico às empresas de Novas Tecnologias, que designamos de “Marketing Empreendedor”.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/4442
ISSN: 2176-4190
Aparece nas colecções:OBSERVARE - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3 - Pereira, Dias & Gonçalves (2009).pdf374,76 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.