Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/4442
Title: Será que existe um marketing empreendedor? Evidências exploratórias do setor de novas tecnologias em Portugal
Authors: Pereira, Renato
Dias, Álvaro
Gonçalves, Patrícias
Keywords: Empreendedorismo
Marketing
Novas tecnologias
Issue Date: 2009
Abstract: De entre as empresas com maior ênfase empreendedora, destacam-se as do setor das Novas Tecnologias. Estas empresas, por serem normalmente criadas e administradas por pessoas com formação acadêmica e profissional essencialmente técnica, têm feito emergir novas formas de abordagem do marketing clássico, essencialmente desenvolvido para o grande consumo. Nosso estudo analisa as variáveis de marketing, à luz da literatura clássica desta disciplina e da literatura especializada, oriunda de empreendedores, cuja importância tem vindo a crescer, impondo-se como referencial crítico. Com base na informação recolhida construímos um questionário focado nas políticas de marketing relativas ao produto, comunicação, preço, distribuição, serviço, e forecast, das empresas de Novas Tecnologias, que aplicamos em Portugal procurando determinar em que medida as mesmas são especificas destas empresas ou, se pelo contrário, se aplicam às empresas de outros setores de base não tecnológica. Os resultados obtidos confirmam a existência de um Marketing específico às empresas de Novas Tecnologias, que designamos de “Marketing Empreendedor”.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/4442
ISSN: 2176-4190
Appears in Collections:OBSERVARE - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3 - Pereira, Dias & Gonçalves (2009).pdf374,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.