Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/4373
Título: A assessoria de imprensa como atividade propagandística: análise à mutação da denominação dos profissionais da promoção mediática entre 1851 e 1999
Autor: Ribeiro, Vasco
Palavras-chave: Comunicação política
assessoria de imprensa
Data: 2019
Editora: NIP-C@M - Núcleo de Investigação em Práticas & Competências Mediáticas. Departamento de Ciências da Comunicação | Universidade Autónoma de Lisboa
Resumo: Com a invenção da impressão rotativa, nos inícios do século XIX, os jornais começaram a ter uma circulação que lhes permitia propagar mensagens de forma regular e profusa. Nascia a penny press e com ela surgia uma atividade que produzia narrativas informativas com a mistura de factos de fantasia e que resultava em artigos e chamadas à primeira página compostas por imagens cómicas e coloridas. Na mesma altura, e a par com este modelo primitivo de jornalismo que ficou conhecido como yellow journalism, nascia também uma outra ocupação profissional que se encarregava de promover circos, teatros, escritores, empresários, igrejas e políticos – a press agentry.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/4373
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26619/978-989-8191-99-1.4
ISBN: 978-989-8191-99-1
Aparece nas colecções:NIPCOM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4.Vasco Ribeiro.pdf359,37 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons