Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/4363
Title: Usos e consumos mediáticos na nova diáspora portuguesa: o caso dos emigrantes portugueses em Paris
Authors: Mesquita, Rachel Mestre
Advisor: Reis, Bruno
Keywords: consumo mediático
diáspora
jovens emigrantes
integração
Issue Date: 15-Oct-2019
Abstract: O presente estudo de caso, academicamente ligado ao campo dos Estudos da Recepção, procura compreender o papel dos media no contexto da nova diáspora portuguesa em Paris, através da análise dos usos (práticas) e dos consumos mediáticos. Para a pesquisa empírica, aplicou-se o método Histórias de vida, onde foram ouvidos dez jovens adultos emigrantes portugueses em Paris, com idades entre os 23 e 39 anos e que chegaram a França entre o ano de 2000 e 2018. Um dos principais objectivos foi identificar os usos e os consumos mediáticos da nova diáspora portuguesa em Paris e conhecer as funções que os media assumem no contexto de diáspora, particularmente na relação que estes possibilitam com o país de origem e/ou com o país de acolhimento. Para responder ao objectivo enunciado, desenvolvemos um trabalho que comporta duas partes - divididas entre o enquadramento teórico e o estudo empírico. Na parte teórica, começa-se por apresentar a noção de diáspora e contextualizar de forma breve a diáspora portuguesa ao longo dos tempos, enfatizando a França como país de destino, o estudo prossegue com a exposição do papel dos media na sociedade e em contexto de diáspora, à luz da teoria funcionalista e dos pressupostos da Teoria dos Usos e Gratificações, descrevendo um conjunto de gratificações auferidas através dos usos e consumos estimulados por motivações e necessidades. Na parte prática, apresentase o caminho metodológico qualitativo escolhido para cumprir o objectivo proposto, explorando a pertinência da estratégia de investigação e da técnica de análise escolhida. Segue-se uma apresentação e análise de resultados na tentativa de conhecer a trajectória migratória dos participantes e de discorrer como é que a nova diáspora portuguesa em Paris utiliza os media em processo migratório. Alguns estudos, apresentados no decorrer deste trabalho, demonstram os usos e consumos mediáticos de várias populações migrantes em todo o mundo. No entanto, a jovem diáspora portuguesa, ainda não foi alvo de um estudo aprofundado sobre a comunicação diaspórica. Numa leitura en passant, podemos conhecer a dieta mediática dos jovens portugueses em Paris, e concluir que os media têm um papel fundamental no processo migratório, uma vez que contribuem para a integração no país de acolhimento, funcionando como auxílio na resolução de problemas, não obstante também são nucleares para a manutenção de laços com o país de origem. O presente estudo de caso pretende estimular o interesse pela realização de novos estudos em torno da nova diáspora portuguesa espalhada um pouco por todo o mundo e que tão pouca atenção tem merecido por parte dos investigadores.
URI: http://hdl.handle.net/11144/4363
Thesis Degree: Dissertação de Mestrado em Comunicação Aplicada
Appears in Collections:DCC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERSÃO FINAL_DISSERTAÇÃO MESTRADO_ RMM 1.pdf4,5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.