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http://hdl.handle.net/11144/4360
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Maria das Dores Pires | - |
dc.contributor.author | Gomes, Bruna Marisa Coelho | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T10:59:46Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07T10:59:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/4360 | - |
dc.description.abstract | Este presente estudo, pretende investigar os estilos parentais percecionados pelas crianças e a sua relação com os comportamentos de bullying ocorridos em meio escolar. Foi selecionada uma amostra por conveniência de 143 crianças que frequentavam o 1.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos de idade. Neste sentido, foram aplicados às crianças dois instrumentos, um deles, relativo ao envolvimento em comportamentos de bullying e o outro aos estilos parentais percecionados pelas crianças, bem como também um questionário sociodemográfico. A análise dos dados revelou uma relação estatisticamente significativa entre o estilo parental autoritativo percecionado em relação à mãe e o estatuto de não ser vítima F (1, 207) =4.10, p=045. Para o estilo parental autotitativo relativo ao pai, essa mesma relação significativa foi encontrada para o estatuto de não ser vítima F (1, 141) =5.87, p=005, bem como para o estatuto de não ser agressor F (1, 140) =5.87, p=.017. Relativamente aos estilos parentais e os quatro grupos de envolvimento no bullying, com auxílio de testes à posteriori, foi encontrada uma relação significativa entre o estilo parental autoritativo percecionado para o pai F (3, 141) = 4.11, p=008, associado ao estatuto de não ser vítima nem agressor. Estes resultados apontam para uma interação entre os comportamentos de bullying e os estilos parentais percecionados e oferecem sugestões para futuros debates e possíveis investigações, com especial atenção para o estilo parental autoritativo que pode funcionar como meio de prevenção a comportamentos de bullying. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Bullying | por |
dc.subject | estilos parentais | por |
dc.subject | crianças | por |
dc.subject | família | por |
dc.title | O impacto dos estilos parentais no comportamento bullying: Um estudo em crianças do 1.º ciclo | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamento | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | por |
dc.identifier.tid | 202286843 | por |
Aparece nas colecções: | DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Mestrado Psicologia Bruna Gomes.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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