Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/4360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana Maria das Dores Pires-
dc.contributor.authorGomes, Bruna Marisa Coelho-
dc.date.accessioned2019-10-07T10:59:46Z-
dc.date.available2019-10-07T10:59:46Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/4360-
dc.description.abstractEste presente estudo, pretende investigar os estilos parentais percecionados pelas crianças e a sua relação com os comportamentos de bullying ocorridos em meio escolar. Foi selecionada uma amostra por conveniência de 143 crianças que frequentavam o 1.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos de idade. Neste sentido, foram aplicados às crianças dois instrumentos, um deles, relativo ao envolvimento em comportamentos de bullying e o outro aos estilos parentais percecionados pelas crianças, bem como também um questionário sociodemográfico. A análise dos dados revelou uma relação estatisticamente significativa entre o estilo parental autoritativo percecionado em relação à mãe e o estatuto de não ser vítima F (1, 207) =4.10, p=045. Para o estilo parental autotitativo relativo ao pai, essa mesma relação significativa foi encontrada para o estatuto de não ser vítima F (1, 141) =5.87, p=005, bem como para o estatuto de não ser agressor F (1, 140) =5.87, p=.017. Relativamente aos estilos parentais e os quatro grupos de envolvimento no bullying, com auxílio de testes à posteriori, foi encontrada uma relação significativa entre o estilo parental autoritativo percecionado para o pai F (3, 141) = 4.11, p=008, associado ao estatuto de não ser vítima nem agressor. Estes resultados apontam para uma interação entre os comportamentos de bullying e os estilos parentais percecionados e oferecem sugestões para futuros debates e possíveis investigações, com especial atenção para o estilo parental autoritativo que pode funcionar como meio de prevenção a comportamentos de bullying.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectestilos parentaispor
dc.subjectcriançaspor
dc.subjectfamíliapor
dc.titleO impacto dos estilos parentais no comportamento bullying: Um estudo em crianças do 1.º ciclopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamentopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
dc.identifier.tid202286843por
Appears in Collections:DPS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Mestrado Psicologia Bruna Gomes.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.