Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/433
Title: | Hábitos e promoção de leitura no contexto das escolas do agrupamento escolar São Bartolomeu de Gusmão |
Authors: | Francês, Rita Gomes |
Advisor: | Santos, Maria Nazaré Gomes dos |
Keywords: | Hábitos de Leitura Biblioteca escolar São Bartolomeu de Gusmão |
Issue Date: | 16-Jul-2014 |
Abstract: | Partindo do pressuposto de que a biblioteca escolar/centro de recursos desempenha um papel fundamental na promoção da leitura e, consequentemente, na formação e consolidação dos hábitos de leitura, esta investigação tem como objetivo principal conhecer os hábitos de leitura dos alunos das escolas do Agrupamento Escolar de São Bartolomeu de Gusmão. O trabalho está estruturado em três partes. Na primeira aborda-se o ato de leitura e a sua relação com a literacia, dando-se relevo à leitura no contexto da sala de aula e no contexto da biblioteca escolar/centro de recursos, assim como a importância do papel da família na formação e aquisição de hábitos de leitura dos seus filhos. A segunda parte trata da importância da biblioteca escolar/centro de recursos na formação dos hábitos de leitura. Destaca-se o papel das novas tecnologias, assim como o trabalho especializado do professor bibliotecário e do professor na formação de hábitos de leitura, sobretudo as estratégias de dinamização do livro e da leitura. No terceiro capítulo, dedicado ao estudo empírico, faz-se a análise e interpretação dos dados dos questionários aplicados aos alunos e entrevistas direcionadas aplicadas aos professores e professor bibliotecário das escolas do Agrupamento Escolar São Bartolomeu de Gusmão |
Peer Reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/433 |
Thesis Degree: | Mestrado em Ciências Documentais. Bibliotecas e Serviços de Informação |
Appears in Collections: | BUAL - Dissertações de Mestrado DCD - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.