Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/433
Title: Hábitos e promoção de leitura no contexto das escolas do agrupamento escolar São Bartolomeu de Gusmão
Authors: Francês, Rita Gomes
Orientador: Santos, Maria Nazaré Gomes dos
Keywords: Hábitos de Leitura
Biblioteca escolar
São Bartolomeu de Gusmão
Issue Date: 16-Jul-2014
Abstract: Partindo do pressuposto de que a biblioteca escolar/centro de recursos desempenha um papel fundamental na promoção da leitura e, consequentemente, na formação e consolidação dos hábitos de leitura, esta investigação tem como objetivo principal conhecer os hábitos de leitura dos alunos das escolas do Agrupamento Escolar de São Bartolomeu de Gusmão. O trabalho está estruturado em três partes. Na primeira aborda-se o ato de leitura e a sua relação com a literacia, dando-se relevo à leitura no contexto da sala de aula e no contexto da biblioteca escolar/centro de recursos, assim como a importância do papel da família na formação e aquisição de hábitos de leitura dos seus filhos. A segunda parte trata da importância da biblioteca escolar/centro de recursos na formação dos hábitos de leitura. Destaca-se o papel das novas tecnologias, assim como o trabalho especializado do professor bibliotecário e do professor na formação de hábitos de leitura, sobretudo as estratégias de dinamização do livro e da leitura. No terceiro capítulo, dedicado ao estudo empírico, faz-se a análise e interpretação dos dados dos questionários aplicados aos alunos e entrevistas direcionadas aplicadas aos professores e professor bibliotecário das escolas do Agrupamento Escolar São Bartolomeu de Gusmão
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/433
Appears in Collections:BUAL - Dissertações de Mestrado
DCD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.