Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/430
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTomaz, Helena C.-
dc.contributor.authorMarques, Jorge Manuel dos Santos-
dc.date.accessioned2014-07-23T10:43:51Z-
dc.date.available2014-07-23T10:43:51Z-
dc.date.issued2014-06-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/430-
dc.description.abstractComo um contributo para um melhor entendimento dos processos de emergência e desenvolvimento da violência escolar, o presente estudo incide sobre o envolvimento específico dos pais e encarregados de educação neste processo. Focalizado no atual quadro político-legislativo, o estudo interpreta os condicionalismos da intervenção destes atores educativos, analisando as diferentes dinâmicas e contextos de participação, as oportunidades dadas pelos normativos, os condicionalismos e as lógicas da ação. Pertinente pela atualidade do tema, este estudo torna-se mais significativo ao revelar as potencialidades e as fragilidades destes processos de participação das famílias na vida escolar. A violência e a indisciplina na escola são um desafio educativo e social, mas ao mesmo tempo científico, político e pragmático. Este desafio repousa talvez sobre a globalização deste fenómeno, que é preocupante, cujos conceitos estão associados à necessidade dos seus membros se regerem por normas que facilitem a integração de qualquer um na organização escolar, em geral. Sendo uma investigação de cariz qualitativo, desenvolvida numa perspetiva de análise descritiva, centra-se num estudo de caso. A estratégia investigativa assumida orientou o estudo de acordo com duas vertentes: entrevista e análise documental dos suportes legislativos estruturantes. A realização do estudo permitiu pôr em evidência as principais linhas interpretativas: os contornos legais e reais da intervenção das famílias na vida das escolas, as dinâmicas e os contextos da sua ação, assim como questionar os mecanismos indutores e sancionatórios da sua não participação ou responsabilização. Trata-se de um contexto social, político bastante regulamentado, tendente a constituir uma comunidade educativa promotora da participação, mas que implica e exige padrões rigorosos e socialmente assumidos de regulação. Basicamente, o estudo assenta no processo de emergência de uma nova realidade social, uma visão e postura inovadoras face à comunidade escolar, balizada pela implicação e responsabilização, suscitando novos padrões de cidadania e desenvolvimento.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectParcerias educativaspor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectPais e Encarregados de Educaçãopor
dc.subjectresponsabilidadepor
dc.subjectresponsabilizaçãopor
dc.subjectconfiançapor
dc.subjectregulamentaçãopor
dc.titleA violência escolar: o papel das famílias à luz do direitopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewednopor
thesis.degree.nameMestrado em Direito. Ciências Jurídico-Criminais-
dc.identifier.tid201245175-
Aparece nas colecções:BUAL - Dissertações de Mestrado
DDIR - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final - J Marques.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.