Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/4270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBackes, Luciana-
dc.contributor.authorChitolina, Renati Fronza-
dc.contributor.authorSciascia, Cláudia-
dc.date.accessioned2019-07-08T15:12:33Z-
dc.date.available2019-07-08T15:12:33Z-
dc.date.issued2019-01-
dc.identifier.issn2183-4806-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/4270-
dc.description.abstractApesar do acelerado desenvolvimento científico nas investigações em educação, e da construção e disseminação de novos conhecimentos, as dificuldades na educação brasileira são identificadas nos índices apresentados no “Censo Escolar” (2016). O objetivo desta pesquisa, ancorada em práticas educacionais em escolas da rede pública de ensino, consiste em compreender a construção do conhecimento a partir de práticas pedagógicas articulando ciências e literatura, na educação básica. A pesquisa qualitativa, desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, envolve a observação direta das práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em quatro escolas da rede pública, no Sul do Brasil. No grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, pesquisadores e professores discutem as articulações entre ciências e literatura, construindo novas práticas pedagógicas. Os dados se constituem do diário do professor e dos registros dos estudantes realizados nas atividades. Com isso, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que articulem conhecimentos de senso comum e conhecimentos científicos, desenvolvendo o hábito e gosto pela leitura e pesquisa, recontextualizando ciências e histórias. Para os estudantes da pesquisa, desenvolver as atividades consiste num novo modo de compreender, aprender e criar, por meio de múltiplas linguagens e conhecimentos em congruência com a multimodalidade da contemporaneidade.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEDIUALpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConstrução do conhecimentopor
dc.subjectContação de históriaspor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectTecnologias analógicas e digitaispor
dc.titleRecontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagempor
dc.title.alternativeRecontextualization of science through storytelling: the learning processpor
dc.typearticlepor
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titlePsiquepor
degois.publication.volumeXV, nº1por
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://journals.ual.pt/psique/wp-content/uploads/2019/07/128-143-L.Backes-R.-Chitolina-C.-Sciascia.pdfpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.26619/2183-4806.XV.1.8por
Appears in Collections:EDIUAL - PSIQUE. Vol. 15, Nº1 (2019)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
128-143 L.Backes +R. Chitolina + C. Sciascia.pdf602.45 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.