Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/4270
Título: Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagem
Outros títulos: Recontextualization of science through storytelling: the learning process
Autor: Backes, Luciana
Chitolina, Renati Fronza
Sciascia, Cláudia
Palavras-chave: Construção do conhecimento
Contação de histórias
Ciências
Prática pedagógica
Tecnologias analógicas e digitais
Data: Jan-2019
Editora: EDIUAL
Resumo: Apesar do acelerado desenvolvimento científico nas investigações em educação, e da construção e disseminação de novos conhecimentos, as dificuldades na educação brasileira são identificadas nos índices apresentados no “Censo Escolar” (2016). O objetivo desta pesquisa, ancorada em práticas educacionais em escolas da rede pública de ensino, consiste em compreender a construção do conhecimento a partir de práticas pedagógicas articulando ciências e literatura, na educação básica. A pesquisa qualitativa, desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, envolve a observação direta das práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em quatro escolas da rede pública, no Sul do Brasil. No grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, pesquisadores e professores discutem as articulações entre ciências e literatura, construindo novas práticas pedagógicas. Os dados se constituem do diário do professor e dos registros dos estudantes realizados nas atividades. Com isso, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que articulem conhecimentos de senso comum e conhecimentos científicos, desenvolvendo o hábito e gosto pela leitura e pesquisa, recontextualizando ciências e histórias. Para os estudantes da pesquisa, desenvolver as atividades consiste num novo modo de compreender, aprender e criar, por meio de múltiplas linguagens e conhecimentos em congruência com a multimodalidade da contemporaneidade.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/4270
DOI: http://doi.org/10.26619/2183-4806.XV.1.8
ISSN: 2183-4806
Versão do Editor: http://journals.ual.pt/psique/wp-content/uploads/2019/07/128-143-L.Backes-R.-Chitolina-C.-Sciascia.pdf
Aparece nas colecções:EDIUAL - PSIQUE. Vol. 15, Nº1 (2019)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
128-143 L.Backes +R. Chitolina + C. Sciascia.pdf602.45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.