Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/4265
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKretzer, Eliane Costa-
dc.contributor.authorVieira, Gicele Vergine-
dc.date.accessioned2019-07-08T14:41:51Z-
dc.date.available2019-07-08T14:41:51Z-
dc.date.issued2019-01-
dc.identifier.issn2183-4806-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/4265-
dc.description.abstractA dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete as habilidades de reconhecimento da relação grafema-fonema e de construção de sentido, causando prejuízo à competência leitora. Considerando-se a necessidade de encontrar alternativas terapêuticas que estimulem essas habilidades, esta pesquisa investigou as contribuições das mídias digitais para o desenvolvimento da competência leitora, propondo atividades psicopedagógicas de leitura mediadas pelas mídias digitais. Propôs-se uma análise qualitativa das experiências de aprendizagem de um indivíduo disléxico, coletadas por meio de observações e registros de sessões de intervenção psicopedagógica no período de 4 meses. A análise revelou aparente avanço do indivíduo em relação ao aprimoramento das habilidades de decodificação, visto que o uso das mídias digitais parece ter favorecido o processo de identificação de grafemas e fonemas. O uso das mídias digitais pareceu contribuir para que o indivíduo percebesse erros de ordem ortográfica oriundos da similaridade visual dos traços gráficos e de ordem fonológica relacionados à semelhança do traço fonético. Ademais, o indivíduo mostrou-se motivado nas intervenções, demonstrando interesse nas atividades mediadas por mídias digitais. Em suma, os resultados sugerem que a utilização, na clínica psicopedagógica, das mídias digitais operam positivamente tanto no enriquecimento da compreensão leitora como na promoção da autoestima do indivíduo disléxico.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEDIUALpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectCompetência leitorapor
dc.subjectMídias digitaispor
dc.titleDislexia e competência leitora: uma investigação sobre a contribuição das mídias digitaispor
dc.title.alternativeDyslexia and reading competence: an investigation on the contribution of digital mediapor
dc.typearticlepor
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titlePsiquepor
degois.publication.volumeXV, nº1por
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://journals.ual.pt/psique/wp-content/uploads/2019/07/42-65-Eliane-Kretzer-Gicele-Vieira.pdfpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.26619/2183-4806.XV.1.3por
Aparece nas colecções:EDIUAL - PSIQUE. Vol.15,Nº1(2019)
PSIQUE. Vol.15, nº1(2019)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
42-65 Eliane Kretzer + Gicele Vieira.pdf352,91 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.