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dc.contributor.authorFigueiredo, Sandra-
dc.date.accessioned2019-07-08T14:37:41Z-
dc.date.available2019-07-08T14:37:41Z-
dc.date.issued2019-01-
dc.identifier.issn2183-4806-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/4264-
dc.description.abstractA literatura não apresenta instrumentos validados para medir diferentes componentes (linguísticos e cognitivos) de proficiência da população escolar imigrante, com entrada recente num país de acolhimento como Portugal. Por outro lado, os resultados de testes de avaliação de acuidade em Língua Segunda são difíceis de interpretar. Para examinar a validade de provas diagnósticas de proficiência em Língua Segunda, especificamente para as dimensões linguística (ortográfica, semântica, sintática, lexical) e cognitiva (raciocínio verbal, decisão lexical, ritmo prosódico), é necessário determinar pontos de corte controlando as seguintes variáveis: idade cronológica (7-17 anos), idade de imigração, nacionalidade da criança, nacionalidade dos pais, diversidade das línguas maternas e residência no país de acolhimento num período < oito anos. No estudo que se encontra em curso, a análise estatística será feita com recurso à análise discriminante e serão medidas a sensibilidade e a especificidade (comparação entre os acertos e erros) através do modelo Receiver Operating Characteristics (ROC). É esperado que os grupos se diferenciem nas provas de acordo com as variáveis selecionadas e essa diferenciação sustente a definição de pontos de corte distintos considerando o nível de dificuldade dos sujeitos, o tipo de provas da bateria e a idiossincrasia do nosso contexto de acolhimento escolar.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEDIUALpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLíngua segundapor
dc.subjectImigração escolarpor
dc.subjectPontos de cortepor
dc.subjectModelos estatísticospor
dc.subjectValidaçãopor
dc.titleModelos estatísticos e pontos de corte para avaliação de competências cognitivas e linguísticas de imigrantespor
dc.title.alternativeMotivational potential of mobile foreign language learning applications duolingo and memrise and their use among university students in Croatiapor
dc.typearticlepor
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titlePsiquepor
degois.publication.volumeXV, nº1por
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://journals.ual.pt/psique/wp-content/uploads/2019/07/30-41-Sandra-Figueiredo.pdfpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.26619/2183-4806.XV.1.2por
Aparece nas colecções:EDIUAL - PSIQUE. Vol.15,Nº1(2019)
PSIQUE. Vol.15, nº1(2019)

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