Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/4264
Título: | Modelos estatísticos e pontos de corte para avaliação de competências cognitivas e linguísticas de imigrantes |
Outros títulos: | Motivational potential of mobile foreign language learning applications duolingo and memrise and their use among university students in Croatia |
Autor: | Figueiredo, Sandra |
Palavras-chave: | Língua segunda Imigração escolar Pontos de corte Modelos estatísticos Validação |
Data: | Jan-2019 |
Editora: | EDIUAL |
Resumo: | A literatura não apresenta instrumentos validados para medir diferentes componentes (linguísticos e cognitivos) de proficiência da população escolar imigrante, com entrada recente num país de acolhimento como Portugal. Por outro lado, os resultados de testes de avaliação de acuidade em Língua Segunda são difíceis de interpretar. Para examinar a validade de provas diagnósticas de proficiência em Língua Segunda, especificamente para as dimensões linguística (ortográfica, semântica, sintática, lexical) e cognitiva (raciocínio verbal, decisão lexical, ritmo prosódico), é necessário determinar pontos de corte controlando as seguintes variáveis: idade cronológica (7-17 anos), idade de imigração, nacionalidade da criança, nacionalidade dos pais, diversidade das línguas maternas e residência no país de acolhimento num período < oito anos. No estudo que se encontra em curso, a análise estatística será feita com recurso à análise discriminante e serão medidas a sensibilidade e a especificidade (comparação entre os acertos e erros) através do modelo Receiver Operating Characteristics (ROC). É esperado que os grupos se diferenciem nas provas de acordo com as variáveis selecionadas e essa diferenciação sustente a definição de pontos de corte distintos considerando o nível de dificuldade dos sujeitos, o tipo de provas da bateria e a idiossincrasia do nosso contexto de acolhimento escolar. |
Revisão por Pares: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/4264 |
metadata.dc.identifier.doi: | http://doi.org/10.26619/2183-4806.XV.1.2 |
ISSN: | 2183-4806 |
Versão do editor: | http://journals.ual.pt/psique/wp-content/uploads/2019/07/30-41-Sandra-Figueiredo.pdf |
Aparece nas colecções: | EDIUAL - PSIQUE. Vol.15,Nº1(2019) PSIQUE. Vol.15, nº1(2019) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
30-41 Sandra Figueiredo.pdf | 246,97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.