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Título: Modelos estatísticos e pontos de corte para avaliação de competências cognitivas e linguísticas de imigrantes
Outros títulos: Motivational potential of mobile foreign language learning applications duolingo and memrise and their use among university students in Croatia
Autor: Figueiredo, Sandra
Palavras-chave: Língua segunda
Imigração escolar
Pontos de corte
Modelos estatísticos
Validação
Data: Jan-2019
Editora: EDIUAL
Resumo: A literatura não apresenta instrumentos validados para medir diferentes componentes (linguísticos e cognitivos) de proficiência da população escolar imigrante, com entrada recente num país de acolhimento como Portugal. Por outro lado, os resultados de testes de avaliação de acuidade em Língua Segunda são difíceis de interpretar. Para examinar a validade de provas diagnósticas de proficiência em Língua Segunda, especificamente para as dimensões linguística (ortográfica, semântica, sintática, lexical) e cognitiva (raciocínio verbal, decisão lexical, ritmo prosódico), é necessário determinar pontos de corte controlando as seguintes variáveis: idade cronológica (7-17 anos), idade de imigração, nacionalidade da criança, nacionalidade dos pais, diversidade das línguas maternas e residência no país de acolhimento num período < oito anos. No estudo que se encontra em curso, a análise estatística será feita com recurso à análise discriminante e serão medidas a sensibilidade e a especificidade (comparação entre os acertos e erros) através do modelo Receiver Operating Characteristics (ROC). É esperado que os grupos se diferenciem nas provas de acordo com as variáveis selecionadas e essa diferenciação sustente a definição de pontos de corte distintos considerando o nível de dificuldade dos sujeitos, o tipo de provas da bateria e a idiossincrasia do nosso contexto de acolhimento escolar.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/4264
metadata.dc.identifier.doi: http://doi.org/10.26619/2183-4806.XV.1.2
ISSN: 2183-4806
Versão do editor: http://journals.ual.pt/psique/wp-content/uploads/2019/07/30-41-Sandra-Figueiredo.pdf
Aparece nas colecções:EDIUAL - PSIQUE. Vol.15,Nº1(2019)
PSIQUE. Vol.15, nº1(2019)

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