Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/4264
Title: | Modelos estatísticos e pontos de corte para avaliação de competências cognitivas e linguísticas de imigrantes |
Other Titles: | Motivational potential of mobile foreign language learning applications duolingo and memrise and their use among university students in Croatia |
Authors: | Figueiredo, Sandra |
Keywords: | Língua segunda Imigração escolar Pontos de corte Modelos estatísticos Validação |
Issue Date: | Jan-2019 |
Publisher: | EDIUAL |
Abstract: | A literatura não apresenta instrumentos validados para medir diferentes componentes (linguísticos e cognitivos) de proficiência da população escolar imigrante, com entrada recente num país de acolhimento como Portugal. Por outro lado, os resultados de testes de avaliação de acuidade em Língua Segunda são difíceis de interpretar. Para examinar a validade de provas diagnósticas de proficiência em Língua Segunda, especificamente para as dimensões linguística (ortográfica, semântica, sintática, lexical) e cognitiva (raciocínio verbal, decisão lexical, ritmo prosódico), é necessário determinar pontos de corte controlando as seguintes variáveis: idade cronológica (7-17 anos), idade de imigração, nacionalidade da criança, nacionalidade dos pais, diversidade das línguas maternas e residência no país de acolhimento num período < oito anos. No estudo que se encontra em curso, a análise estatística será feita com recurso à análise discriminante e serão medidas a sensibilidade e a especificidade (comparação entre os acertos e erros) através do modelo Receiver Operating Characteristics (ROC). É esperado que os grupos se diferenciem nas provas de acordo com as variáveis selecionadas e essa diferenciação sustente a definição de pontos de corte distintos considerando o nível de dificuldade dos sujeitos, o tipo de provas da bateria e a idiossincrasia do nosso contexto de acolhimento escolar. |
Peer Reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/4264 |
metadata.dc.identifier.doi: | http://doi.org/10.26619/2183-4806.XV.1.2 |
ISSN: | 2183-4806 |
Publisher Version: | http://journals.ual.pt/psique/wp-content/uploads/2019/07/30-41-Sandra-Figueiredo.pdf |
Appears in Collections: | EDIUAL - PSIQUE. Vol.15,Nº1(2019) PSIQUE. Vol.15, nº1(2019) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
30-41 Sandra Figueiredo.pdf | 246,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.