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http://hdl.handle.net/11144/4243
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lobo, Inês | - |
dc.contributor.advisor | Moreno, Joaquim | - |
dc.contributor.author | Graça, João Miguel da Silva Mendes Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-21T14:49:34Z | - |
dc.date.available | 2019-06-21T14:49:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/4243 | - |
dc.description.abstract | Localizada praticamente no centro de Lisboa, a Avenida Almirante Reis apresenta-se como parte integrante de um dos principais eixos urbanísticos e viários da cidade, e será desta forma objecto de estudo para a presente dissertação. Este eixo com aproximadamente 2800 metros de comprimento é resultante de um planeamento urbano do Engenheiro Ressano Garcia. Este plano visava a criação de uma longa avenida que tivesse como objectivo melhorar as comunicações viárias entre a zona nordeste da cidade de Lisboa e o seu centro, que já há muito era solicitado principalmente para que os mercados da cidade fossem mais facilmente reabastecidos. Esta avenida devidamente consolidada e pensada de modo a servir a cidade de Lisboa, tem vindo a perder cada vez mais este propósito assim como a sua capacidade de resposta no que diz respeito ao estacionamento automóvel, transformando-se desta forma numa zona desregulada e muitas vezes caótica. Numa breve observação do local em estudo, é possível apercebermo--nos do desequilíbrio que há entre o espaço público disponível destinado aos automóveis e o espaço público disponível destinado às pessoas e como esta forte confrontação, por vezes demasiado excessiva e abusiva tem vindo a prejudicar de forma consistente aqueles que são os espaços pedonais e/ou de lazer fazendo com que esta problemática estrangule cada vez mais esta zona da cidade de Lisboa. Posto isto, o exercício que é apresentado nesta dissertação é resultado de uma profunda análise sobre o local em estudo, a Avenida Almirante Reis e toda a sua envolvente. Pretende-se demonstrar por meio de reflexões assim como através de uma intervenção arquitectónica, como é que a gestão de um espaço urban o de características semelhantes, poderá recuperar a sua génese de modo a que as cidades modernas não tenham tendência a perder o propósito pelo qual são feitas, e para quem é que são feitas. Em termos práticos e concretos, a ideia proposta nesta dissertação tem como objectivo, através de um conjunto de peças arquitectónicas, a recolocação de todo o estacionamento existente em toda a Av. Almirante Reis, ficando esta ao longo de toda a sua extensão completamente livre de espaços dedicados ao estacionamento automóvel, sendo deixados apenas os espaços já existe ntes destinados a cargas e descargas de apoio ao comércio local. Com as referidas peças arquitectónicas não se pretende especializar o estacionamento, mas sim compatibiliza-lo com o espaço público, de modo a que o estacionamento não anule o espaço público. Da mesma forma, para que o estaciona mento não se isole do espaço público, estas peças arquitectónicas irão ter usos mistos consoante o programa já existente na sua per iferia. Esta decisão prende-se a uma vontade de querer devolver o espaço público às pessoas fazendo com que a distribuição do espaço público seja feita de uma forma cada vez mais razoável e ponderada de modo a que nenhuma destas componentes que fazem parte de uma cidade seja prejudicada. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Vitalidade | por |
dc.subject | mobilidade | por |
dc.subject | automóvel | por |
dc.subject | espaço público | por |
dc.title | A arquitectura enquanto geradora de mobilidade: equilíbrio do espaço público através da arquitectura | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Arquitectura | por |
dc.identifier.tid | 202256820 | por |
Aparece nas colecções: | DA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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