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dc.contributor.authorFigueiredo, Sandra-
dc.contributor.authorSilveira, Paulo Enes da-
dc.contributor.authorSilva, Wandilson-
dc.contributor.authorMateus, Klisman-
dc.date.accessioned2019-03-21T11:54:18Z-
dc.date.available2019-03-21T11:54:18Z-
dc.date.issued2019-01-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/4121-
dc.description.abstractSendo a língua um fator facilitador no processo comunicativo, sobretudo face à preocupação de inclusão das novas populações imigrantes na Europa, o uso de tecnologias é o melhor meio de promoção do ensino e da aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) e de Língua Segunda (L2). Em Portugal, este processo de ensino/aprendizagem tem sido essencialmente apoiado por manuais de suporte físico e por insuficientes (não validados) programas acedidos em plataformas digitais O objetivo deste projeto consiste na produção de conteúdos didáticos para uma versão de aplicação móvel app. O público-alvo é a população imigrante e refugiada em Portugal, as populações de contextos em que o Português é a Língua Oficial (comunidade lusófona) e a geração descendente da população emigrante portuguesa. O estudo exploratório em que se encontra a conceção deste projeto apresenta catorze sequências didáticas, com prévio teste de aplicação de jogos e de exercícios diversificados sobre leitura, escrita e compreensão oral. Todos os enunciados e instruções de navegação encontram-se sonorizados em nove línguas, incluindo o Português. No dispositivo Android, o utilizador poderá selecionar a aprendizagem de conteúdos, em diferentes períodos de tempo, com o auxílio da compreensão de enunciados na Língua Materna que selecionar. As línguas escolhidas para a app são as mais representativas da população imigrante portuguesa. Quanto ao procedimento, foi escolhida a plataforma de desenvolvimento Xamarin, baseada no framework .NET, com a linguagem de programação C#, plataforma esta que permite criar aplicações para os vários sistemas móveis (iOS, Android e Windows). A primeira solução estará disponível para Android. Este projeto, em desenvolvimento, identifica-se nos domínios de mobile learning e de gamificação.por
dc.language.isoporpor
dc.relationFundação para a Ciência e Tecnologia e CIP/UALpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsychologypor
dc.subjectImmigrationpor
dc.titleLive2Work: Aprendizagem assistida por meio de aplicações móveis para imigrantespor
dc.typeconferenceObjectpor
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleConferência Internacional Live2Work 2019: Aumentar as possibilidades de integração com sucesso para pessoas em situações de vulnerabilidade profissionalpor
dc.peerreviewednopor
Aparece nas colecções:CIP - Comunicações em conferências

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