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http://hdl.handle.net/11144/4121
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Figueiredo, Sandra | - |
dc.contributor.author | Silveira, Paulo Enes da | - |
dc.contributor.author | Silva, Wandilson | - |
dc.contributor.author | Mateus, Klisman | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-21T11:54:18Z | - |
dc.date.available | 2019-03-21T11:54:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/4121 | - |
dc.description.abstract | Sendo a língua um fator facilitador no processo comunicativo, sobretudo face à preocupação de inclusão das novas populações imigrantes na Europa, o uso de tecnologias é o melhor meio de promoção do ensino e da aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) e de Língua Segunda (L2). Em Portugal, este processo de ensino/aprendizagem tem sido essencialmente apoiado por manuais de suporte físico e por insuficientes (não validados) programas acedidos em plataformas digitais O objetivo deste projeto consiste na produção de conteúdos didáticos para uma versão de aplicação móvel app. O público-alvo é a população imigrante e refugiada em Portugal, as populações de contextos em que o Português é a Língua Oficial (comunidade lusófona) e a geração descendente da população emigrante portuguesa. O estudo exploratório em que se encontra a conceção deste projeto apresenta catorze sequências didáticas, com prévio teste de aplicação de jogos e de exercícios diversificados sobre leitura, escrita e compreensão oral. Todos os enunciados e instruções de navegação encontram-se sonorizados em nove línguas, incluindo o Português. No dispositivo Android, o utilizador poderá selecionar a aprendizagem de conteúdos, em diferentes períodos de tempo, com o auxílio da compreensão de enunciados na Língua Materna que selecionar. As línguas escolhidas para a app são as mais representativas da população imigrante portuguesa. Quanto ao procedimento, foi escolhida a plataforma de desenvolvimento Xamarin, baseada no framework .NET, com a linguagem de programação C#, plataforma esta que permite criar aplicações para os vários sistemas móveis (iOS, Android e Windows). A primeira solução estará disponível para Android. Este projeto, em desenvolvimento, identifica-se nos domínios de mobile learning e de gamificação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | Fundação para a Ciência e Tecnologia e CIP/UAL | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Psychology | por |
dc.subject | Immigration | por |
dc.title | Live2Work: Aprendizagem assistida por meio de aplicações móveis para imigrantes | por |
dc.type | conferenceObject | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Conferência Internacional Live2Work 2019: Aumentar as possibilidades de integração com sucesso para pessoas em situações de vulnerabilidade profissional | por |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas colecções: | CIP - Comunicações em conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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poster_Live2Work_2019.pdf | 314,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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