Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/4121
Title: Live2Work: Aprendizagem assistida por meio de aplicações móveis para imigrantes
Authors: Figueiredo, Sandra
Silveira, Paulo Enes da
Silva, Wandilson
Mateus, Klisman
Keywords: Psychology
Immigration
Issue Date: 11-Jan-2019
Abstract: Sendo a língua um fator facilitador no processo comunicativo, sobretudo face à preocupação de inclusão das novas populações imigrantes na Europa, o uso de tecnologias é o melhor meio de promoção do ensino e da aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) e de Língua Segunda (L2). Em Portugal, este processo de ensino/aprendizagem tem sido essencialmente apoiado por manuais de suporte físico e por insuficientes (não validados) programas acedidos em plataformas digitais O objetivo deste projeto consiste na produção de conteúdos didáticos para uma versão de aplicação móvel app. O público-alvo é a população imigrante e refugiada em Portugal, as populações de contextos em que o Português é a Língua Oficial (comunidade lusófona) e a geração descendente da população emigrante portuguesa. O estudo exploratório em que se encontra a conceção deste projeto apresenta catorze sequências didáticas, com prévio teste de aplicação de jogos e de exercícios diversificados sobre leitura, escrita e compreensão oral. Todos os enunciados e instruções de navegação encontram-se sonorizados em nove línguas, incluindo o Português. No dispositivo Android, o utilizador poderá selecionar a aprendizagem de conteúdos, em diferentes períodos de tempo, com o auxílio da compreensão de enunciados na Língua Materna que selecionar. As línguas escolhidas para a app são as mais representativas da população imigrante portuguesa. Quanto ao procedimento, foi escolhida a plataforma de desenvolvimento Xamarin, baseada no framework .NET, com a linguagem de programação C#, plataforma esta que permite criar aplicações para os vários sistemas móveis (iOS, Android e Windows). A primeira solução estará disponível para Android. Este projeto, em desenvolvimento, identifica-se nos domínios de mobile learning e de gamificação.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/4121
Appears in Collections:CIP - Comunicações em conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
poster_Live2Work_2019.pdf314,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.