Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/4121
Title: | Live2Work: Aprendizagem assistida por meio de aplicações móveis para imigrantes |
Authors: | Figueiredo, Sandra Silveira, Paulo Enes da Silva, Wandilson Mateus, Klisman |
Keywords: | Psychology Immigration |
Issue Date: | 11-Jan-2019 |
Abstract: | Sendo a língua um fator facilitador no processo comunicativo, sobretudo face à preocupação de inclusão das novas populações imigrantes na Europa, o uso de tecnologias é o melhor meio de promoção do ensino e da aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) e de Língua Segunda (L2). Em Portugal, este processo de ensino/aprendizagem tem sido essencialmente apoiado por manuais de suporte físico e por insuficientes (não validados) programas acedidos em plataformas digitais O objetivo deste projeto consiste na produção de conteúdos didáticos para uma versão de aplicação móvel app. O público-alvo é a população imigrante e refugiada em Portugal, as populações de contextos em que o Português é a Língua Oficial (comunidade lusófona) e a geração descendente da população emigrante portuguesa. O estudo exploratório em que se encontra a conceção deste projeto apresenta catorze sequências didáticas, com prévio teste de aplicação de jogos e de exercícios diversificados sobre leitura, escrita e compreensão oral. Todos os enunciados e instruções de navegação encontram-se sonorizados em nove línguas, incluindo o Português. No dispositivo Android, o utilizador poderá selecionar a aprendizagem de conteúdos, em diferentes períodos de tempo, com o auxílio da compreensão de enunciados na Língua Materna que selecionar. As línguas escolhidas para a app são as mais representativas da população imigrante portuguesa. Quanto ao procedimento, foi escolhida a plataforma de desenvolvimento Xamarin, baseada no framework .NET, com a linguagem de programação C#, plataforma esta que permite criar aplicações para os vários sistemas móveis (iOS, Android e Windows). A primeira solução estará disponível para Android. Este projeto, em desenvolvimento, identifica-se nos domínios de mobile learning e de gamificação. |
Peer Reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/4121 |
Appears in Collections: | CIP - Comunicações em conferências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
poster_Live2Work_2019.pdf | 314,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.