Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/4044
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Álvaro Lopes-
dc.contributor.authorSantos, Denise Capela dos-
dc.date.accessioned2019-02-27T16:34:12Z-
dc.date.available2019-02-27T16:34:12Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/4044-
dc.description.abstractAs farmácias/parafarmácias que vendem Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) através da Internet, só terão sucesso se assegurarem aos clientes um serviço electrónico de qualidade. De modo a averiguar quais os factores que mais influenciam a percepção da qualidade do serviço electrónico pelos consumidores, no processo de compra deste tipo de produtos, propôs-se um modelo específico para o canal farmácia, o PhESQual – Pharmaceutical Electronic Service Quality, que se testou através de um estudo empírico baseado na experiência anterior de clientes que já tinham comprado MNSRM através da Internet. O modelo conceptual desenvolvido foi validado pelos resultados alcançados. Identificaram-se como factores relevantes para a qualidade resultante (composta pelas categorias confiança, benefício funcional e benefício emocional) e, consequentemente, para a qualidade global de um serviço electrónico: a qualidade do sítio electrónico (qualidade gráfica e clareza da página), a qualidade da distribuição (atractividade da selecção, qualidade da informação, facilidade de uso e qualidade técnica) e a qualidade do serviço de recuperação (capacidade de resposta, compensação e contacto), tendo este último factor sido identificado como aquele que mais fortemente influencia a qualidade do serviço electrónico. Identificados os factores enunciados, investigaram-se, através de pesquisa bibliográfica, técnicas de marketing dirigidas para os mesmos que, depois de implementadas, contribuirão para a melhoria da qualidade do serviço, da satisfação dos clientes e para um aumento de vendas de MNSRM na Internet, conferindo uma importante vantagem competitiva às empresas que as adoptarem.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectMarketing farmacêuticopor
dc.subjectcomércio electrónicopor
dc.subjectmedicamentospor
dc.titleMarketing Farmacêutico para venda de MNSRM na Internetpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão de Empresas. Especialidade em Planeamento e Estratégia Empresarialpor
Aparece nas colecções:DCEE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Denise Santos.pdf890,07 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.