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dc.contributor.authorGiarola, Giovana-
dc.contributor.authorSilva, Luis-
dc.contributor.authorSilveira, Leonardo-
dc.contributor.authorMariosa, Duarcides-
dc.date.accessioned2018-11-15T12:17:20Z-
dc.date.available2018-11-15T12:17:20Z-
dc.date.issued2018-10-16-
dc.identifier.citationGIAROLA, Giovana et al.. A ARQUITETURA TRIUNITÁRIA DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE REVISÃO CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.. In: Anais do Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Anais...Manaus(AM) UFAM, 2018. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/5SICASA/94440-A-ARQUITETURA-TRIUNITARIA-DOS-PROCESSOS-DE-APRENDIZAGEM--PROPOSTA-DE-REVISAO-CRITICA-PARA-A-EDUCACAO-AMBIENTAL>por
dc.identifier.issn2178-3500-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3937-
dc.description.abstractEntre as várias possibilidades de reversão do quadro que a crise ambiental tem trazido à sociedade, propostas como a da Educação Ambiental visam corrigir o problema mediante a adoção de mudanças de comportamento e das atitudes dos consumidores, cuja base assenta-se no mundo da vida e não no sistema, como na proposta teórica de Habermas, ou na superestrutura e não na infraestrutura econômica que a determina, como afirma Marx. Complementarmente, o presente texto considera brevemente a relação do processo cognitivo e a educação ambiental para produzir o efeito esperado de mudança comportamental e de atitudes visando a sustentabilidade. No quadro cognitivo, é relevante considerar a interação entre três elementos estruturantes do cérebro humano: as instâncias do argumento racional, das reações e disposições instintivas e as emocionais presentes no conceito de cérebro triunitário, Sob esta interface, sugere-se a inserção de metodologias educacionais ambientais, que considere o entendimento cognitivo do cérebro triunitário como alternativa de ensejar em esfera populacional, sociedade civil e estatal, atitudes favoráveis ao desenvolvimento sustentável. Metodologicamente, a análise é feita a partir da apresentação sucinta do percurso do processocognitivo e da educação ambiental crítica, explorando, para tal, a teoria do cérebro triunitário de Paul MacLean, e a teoria social e comunicacional de Niklas Luhmann. Como resultado da discussão, tem-se que o processo de comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o processo de educação ambiental. E para este ser efetivo e produzir os seus efeitos esperados, é essencial que se tenha entendimento e compreensão dos processos cognitivos, das determinações estruturais e ideológicas do modelo de produção econômica em curso.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEven3por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProcesso Cognitivopor
dc.subjectCérebro Triunitáriopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.titleA arquitetura triunitária dos processos de aprendizagem: proposta de revisão crítica para a educação ambientalpor
dc.title.alternativeThe Triunitary Architecture of Learning Process: Proposal for a Critical Review for Environmental Educationpor
dc.typearticlepor
degois.publication.locationManaus, Amazonas, Brasilpor
degois.publication.titleV Seminário Internacional em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniapor
dc.peerreviewedyespor
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