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http://hdl.handle.net/11144/3937
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Giarola, Giovana | - |
dc.contributor.author | Silva, Luis | - |
dc.contributor.author | Silveira, Leonardo | - |
dc.contributor.author | Mariosa, Duarcides | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-15T12:17:20Z | - |
dc.date.available | 2018-11-15T12:17:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-16 | - |
dc.identifier.citation | GIAROLA, Giovana et al.. A ARQUITETURA TRIUNITÁRIA DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE REVISÃO CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.. In: Anais do Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Anais...Manaus(AM) UFAM, 2018. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/5SICASA/94440-A-ARQUITETURA-TRIUNITARIA-DOS-PROCESSOS-DE-APRENDIZAGEM--PROPOSTA-DE-REVISAO-CRITICA-PARA-A-EDUCACAO-AMBIENTAL> | por |
dc.identifier.issn | 2178-3500 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/3937 | - |
dc.description.abstract | Entre as várias possibilidades de reversão do quadro que a crise ambiental tem trazido à sociedade, propostas como a da Educação Ambiental visam corrigir o problema mediante a adoção de mudanças de comportamento e das atitudes dos consumidores, cuja base assenta-se no mundo da vida e não no sistema, como na proposta teórica de Habermas, ou na superestrutura e não na infraestrutura econômica que a determina, como afirma Marx. Complementarmente, o presente texto considera brevemente a relação do processo cognitivo e a educação ambiental para produzir o efeito esperado de mudança comportamental e de atitudes visando a sustentabilidade. No quadro cognitivo, é relevante considerar a interação entre três elementos estruturantes do cérebro humano: as instâncias do argumento racional, das reações e disposições instintivas e as emocionais presentes no conceito de cérebro triunitário, Sob esta interface, sugere-se a inserção de metodologias educacionais ambientais, que considere o entendimento cognitivo do cérebro triunitário como alternativa de ensejar em esfera populacional, sociedade civil e estatal, atitudes favoráveis ao desenvolvimento sustentável. Metodologicamente, a análise é feita a partir da apresentação sucinta do percurso do processocognitivo e da educação ambiental crítica, explorando, para tal, a teoria do cérebro triunitário de Paul MacLean, e a teoria social e comunicacional de Niklas Luhmann. Como resultado da discussão, tem-se que o processo de comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o processo de educação ambiental. E para este ser efetivo e produzir os seus efeitos esperados, é essencial que se tenha entendimento e compreensão dos processos cognitivos, das determinações estruturais e ideológicas do modelo de produção econômica em curso. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Even3 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Processo Cognitivo | por |
dc.subject | Cérebro Triunitário | por |
dc.subject | Educação Ambiental | por |
dc.title | A arquitetura triunitária dos processos de aprendizagem: proposta de revisão crítica para a educação ambiental | por |
dc.title.alternative | The Triunitary Architecture of Learning Process: Proposal for a Critical Review for Environmental Education | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.location | Manaus, Amazonas, Brasil | por |
degois.publication.title | V Seminário Internacional em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas colecções: | OBSERVARE - Comunicações em conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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