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Título: A arquitetura triunitária dos processos de aprendizagem: proposta de revisão crítica para a educação ambiental
Outros títulos: The Triunitary Architecture of Learning Process: Proposal for a Critical Review for Environmental Education
Autor: Giarola, Giovana
Silva, Luis
Silveira, Leonardo
Mariosa, Duarcides
Palavras-chave: Processo Cognitivo
Cérebro Triunitário
Educação Ambiental
Data: 16-Out-2018
Editora: Even3
Citação: GIAROLA, Giovana et al.. A ARQUITETURA TRIUNITÁRIA DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE REVISÃO CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.. In: Anais do Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Anais...Manaus(AM) UFAM, 2018. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/5SICASA/94440-A-ARQUITETURA-TRIUNITARIA-DOS-PROCESSOS-DE-APRENDIZAGEM--PROPOSTA-DE-REVISAO-CRITICA-PARA-A-EDUCACAO-AMBIENTAL>
Resumo: Entre as várias possibilidades de reversão do quadro que a crise ambiental tem trazido à sociedade, propostas como a da Educação Ambiental visam corrigir o problema mediante a adoção de mudanças de comportamento e das atitudes dos consumidores, cuja base assenta-se no mundo da vida e não no sistema, como na proposta teórica de Habermas, ou na superestrutura e não na infraestrutura econômica que a determina, como afirma Marx. Complementarmente, o presente texto considera brevemente a relação do processo cognitivo e a educação ambiental para produzir o efeito esperado de mudança comportamental e de atitudes visando a sustentabilidade. No quadro cognitivo, é relevante considerar a interação entre três elementos estruturantes do cérebro humano: as instâncias do argumento racional, das reações e disposições instintivas e as emocionais presentes no conceito de cérebro triunitário, Sob esta interface, sugere-se a inserção de metodologias educacionais ambientais, que considere o entendimento cognitivo do cérebro triunitário como alternativa de ensejar em esfera populacional, sociedade civil e estatal, atitudes favoráveis ao desenvolvimento sustentável. Metodologicamente, a análise é feita a partir da apresentação sucinta do percurso do processocognitivo e da educação ambiental crítica, explorando, para tal, a teoria do cérebro triunitário de Paul MacLean, e a teoria social e comunicacional de Niklas Luhmann. Como resultado da discussão, tem-se que o processo de comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o processo de educação ambiental. E para este ser efetivo e produzir os seus efeitos esperados, é essencial que se tenha entendimento e compreensão dos processos cognitivos, das determinações estruturais e ideológicas do modelo de produção econômica em curso.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3937
ISSN: 2178-3500
Aparece nas colecções:OBSERVARE - Comunicações em conferências

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