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http://hdl.handle.net/11144/391
Title: | Novo perfil do administrador profissional na organização alagoana: o papel da UFAL na definição de novos padrões de ensino/aprendizagem |
Authors: | Farias Junior, Lauro |
Advisor: | Pereira, Renato |
Keywords: | Administração Educação Superior Empreendedorismo |
Issue Date: | 25-Mar-2014 |
Abstract: | A pesquisa realizada aborda o tema do novo perfil do administrador profissional na organização alagoana, observando-se o papel da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na definição de novos padrões de ensino-aprendizagem para a formação do desse profissional. Justifica-se pela ênfase na importância e contribuição da instituição na formação do profissional alagoano, pela importância de abordar acerca do paradigma organizacional contemporâneo no desenvolvimento de atividades produtivas em Alagoas com o papel da universidade na formação do profissional da organização empresarial alagoana. Objetiva destacar a importância da Ufal na formação de profissionais para a organização empresarial alagoana, identificando o perfil profissional para a organização empresarial contemporânea, levantando o papel da universidade no contexto educacional brasileiro e a sua importância na formação do perfil profissional para atendimento das exigências organizações contemporâneas. A metodologia compreende um estudo descritivo realizado por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com o universo da pesquisa compreendendo os alunos e professores do curso de Administração da Ufal. No primeiro capítulo é efetuada uma revisão da literatura no sentido de proceder à fundamentação teórica acerca do paradigma da administração contemporânea. No segundo capítulo é abordada a questão acerca da formação e do perfil profissional da administração na atualidade. No terceiro capítulo evidenciaram-se as questões atinentes à formação profissional e ao Ensino Superior, destacando a formação do perfil profissional com relação ao curso de graduação em Administração da Ufal, visando analisar o papel da universidade na formação profissional do empresariado alagoano. No quarto capítulo deu-se a realização do estudo empírico envolvendo professores e alunos do curso de Administração da Ufal, por meio de uma pesquisa de campo com distribuição e coleta do instrumento questionário em anexo, visando encontrar a realidade acerca do papel da Ufal na formação profissional dos estudantes alagoanos. Por resultados observou-se que a instituição em estudo se propõe a atender as exigências legais e as diretrizes curriculares vigentes, entretanto, na realidade, na percepção de professores e alunos do curso em estudo, a universidade precisa se adaptar e se adequar às previsões legais que se propõe cumprir e melhorar seu atendimento às perspectivas e desejos daqueles que procuram pela formação profissional na administração em Alagoas. |
Peer Reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/391 |
Thesis Degree: | Mestrado em Gestão de Empresas. Planeamento e Estratégia Empresarial |
Appears in Collections: | BUAL - Dissertações de Mestrado DCEE - Dissertações de Mestrado |
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DISSERT MESTRADO LAURO DEFINITIVA 2014-2.pdf | 828,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
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