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Título: Impacto dos estilos de liderança na motivação dos colaboradores do setor público em Angola
Autor: Matias , Mário António Diogo
Orientador: Santos, Denise Capela dos
Palavras-chave: Motivação
Liderança
Sistema de Recompensas
Avaliação de desempenho
Data: 12-Set-2018
Resumo: A necessidade de modernização da função pública angolana, assente nos novos paradigmas de gestão, onde os serviços prestados aos cidadãos devem ser pautados pela qualidade e eficiência, conduziram-nos à realização desta investigação. O nosso principal objetivo foi estudar o impacto que os diferentes estilos de liderança têm na motivação dos colaboradores do setor público angolano. Para alcançar este objetivo fez-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo empírico, que se traduziu na aplicação de um inquérito por questionário a 110 colaboradores do Ministério do Ambiente de Angola. Os dados recolhidos foram tratados estatisticamente usando o SPSS, versão 22.0. Os resultados indicam que o estilo de liderança do tipo autocrático não contribui para o aumento da motivação extrínseca, nem por consequência para melhores níveis de produtividade. Por outro lado, os estilos de liderança democrático e o liberal, apresentam correlações altas com a motivação extrínseca dos colaboradores, sendo a mais alta associada ao estilo democrático. Testou-se ainda a relação entre os estilos de liderança e a recompensa recebida após avaliação de desempenho e concluiu-se que o estilo que melhor sabe recompensar é o estilo de liderança liberal. Os resultados indicam ainda uma relação positiva forte entre a recompensa e a motivação, e uma relação igualmente forte entre a motivação e a produtividade. Apesar dos níveis de motivação encontrados propõe-se realização de formações para os líderes com o objetivo de gerar competências no domínio da liderança, com vista a alteração de atitudes comportamentais face a estratégias motivacionais conducentes a melhores e mais eficientes níveis de desempenho das atividades, gerados pelo incremento da motivação dos colaboradores.
URI: http://hdl.handle.net/11144/3896
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