Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/3876
Título: | Deve-se ensinar o povo a ler? |
Autor: | Lopes, Paula |
Palavras-chave: | Literacia mediática Sociedade Portugal |
Data: | 2014 |
Editora: | UALMedia |
Resumo: | Na semana dos media, reconhecemos a "explosão da informação” e assumimos a importância da educação para os media e da literacia mediática nas sociedades atuais. Nas mediacracias contemporâneas, nestas sociedades altamente dominadas pelos media e pelos seus discursos e mensagens, as consequências da abundância de informação – e da velocidade de produção, de processamento, de reprodução e de distribuição e partilha que a caracteriza – podem ser vistas de duas perspetivas. A primeira, uma visão ingénua e positiva, impele-nos a olhar e a pensar sobre nós próprios como indivíduos muito mais informados, mais sábios (vampirizando a expressão de Prensky) e ilustrados, do que os nossos antepassados. A segunda, um olhar mais crítico e mais cético, obriga-nos a pensar a nossa própria identidade como uma identidade quase esquizofrénica: múltipla, descentrada, dispersa. |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3876 |
Versão do editor: | http://www.ualmedia.pt/pt/dossie.asp?det=16806§ion=Literacia_Mediatica&title=Deve-se-ensinar-o-povo-a-ler&id=2778&mid= |
Aparece nas colecções: | DCC - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Deve-se ensinar o povo a ler_ - Literacia Mediática - Dossiers - UALMedia.pdf | 79,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.