Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3872
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dc.contributor.advisorPires, Mónica-
dc.contributor.authorVentura, Inês Colucas Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-09-07T09:10:12Z-
dc.date.issued2018-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3872-
dc.description.abstractA importância da relação diádica mãe – criança, é suportada pela qualidade do preenchimento das necessidades desenvolvimentais e psicoafetivas, por meio de uma comunicação empática, reflexiva e pelo comportamento afetuoso e, moderadamente, exigente. Sendo igualmente importante, o olhar os estilos parentais empregues, que influenciam o clima emocional no sistema familiar. Neste trabalho, debruçámo-nos sobre os estilos autoritário, permissivo e autoritativo, em famílias multiproblemáticas de poucos recursos. Verificando, na literatura, que o investimento eficaz nas competências parentais, aumenta a probabilidade de um clima familiar saudável. A pertinência do trabalho, passa essencialmente por responder às seguintes questões de investigação, sobre como se molda a relação diádica, num contexto de famílias multiproblemáticas carenciadas? Quais as características, percursos de vida e estilos parentais nestas famílias? E se existiram diferenças na díade, antes e após, uma intervenção diádica mediada pelo brincar, em situações de interação distintas, nomeadamente, o brincar livre, o brincar dirigido e a arrumação? Neste estudo quantitativo, exploratório e longitudinal, participaram nove díades, com crianças em idade pré-escolar e tipologias familiares distintas, que integraram um projeto, com inspiração à ludoterapia e com vista a estimular e fortalecer a relação, desenvolvido conjuntamente com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Os dados foram recolhidos em três momentos de avaliação (baseline, a meio da intervenção e no seu fim), onde decorreram as entrevistas semiestruturadas submetidas a uma análise lexical, pelo software Alceste; a recolha de dados audiovisuais para a observação sistemática dos comportamentos da díade, por meio grelha de cotação DPICS; e a aplicação do questionário sobre os estilos parentais PAQ-P. Nos resultados da análise lexical, ressaltaram as características representativas das famílias e as suas inter-relações, como a história e estrutura familiar, de que forma se relaciona com as dinâmicas quotidianas, as alterações de vida e a sua relação com dinâmicas disfuncionais e de que forma influencia a díade. Nos resultados da análise temporal da observação sistemática (T0, T1 e T2) encontrámos diferenças significativas no Discurso Neutro das mães (χ 2 F (2) = 6.500, p = .039), considerando a possibilidade de que possa ter surtido um efeito positivo na comunicação diádica. Acrescentando, as ligeiras mudanças na comunicação positiva e reflexiva, por meio do elogio e da reflexão. Na análise face à situação interacional, surgiram diferenças, nomeadamente, na Ordem Direta com Conformidade (χ 2 F(2) = 6.200, p = .045) e na Ordem Indireta com Conformidade (χ 2 F(2) = 6.091, p = .048) que poderão manifestar a relação com o investimento em técnicas indutivas. A Questão de Informação com Resposta (χ 2 F(2) = 7.913, p = .019), teve uma relação descendente ao longo das situações de interação, aparentemente relacionada com o aumento exigência das próprias situações e/ou com o investimento na díade, consoante o tipo de interação. Na análise dos estilos parentais não foram encontradas diferenças significativas, contudo, apesar de haver uma predominância do estilo parental autoritativo, houve uma presença significativa do estilo parental autoritário, que advém das características próprias das famílias multiproblemáticas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFamílias Multiproblemáticaspor
dc.subjectHistórias Clínicaspor
dc.subjectIntervenção Diádicapor
dc.subjectInteração Diádicapor
dc.subjectEstilos parentaispor
dc.subjectIdade Pré-Escolarpor
dc.titleFamílias multiproblemáticas, estilos parentais e interações diádicas: análise de uma intervenção pelo brincarpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamentopor
dc.identifier.tid201962284por
dc.date.embargo2021-07-30-
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