Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3821
Title: Consumo de álcool e comportamentos de risco para a infecção pelo VIH/sida: emergência de um novo grupo de vulnerabilidade acrescida?
Other Titles: Alcohol consumption and HIV/AIDS risk behavior: emergence of a new vulnerable group ?
Authors: Fernandes, Margarida Maria Soliz Machado Pinto
Teixeira, Zélia Ângela Tato de Macedo
Keywords: VIH
consumo de álcool
comportamentos de risco
perceção de risco
Issue Date: 2017
Publisher: EDIUAL
Abstract: O conhecimento emergente da epidemia da SIDA ressalta a forte associação entre consumo de substâncias e comportamentos sexuais de risco para a infecção. Mas se o risco de infecção pelo VIH/SIDA associado ao consumo pela via injetada está bem documentado (Wodak & Mcleod, 2008), o mesmo não acontece em relação ao consumo do álcool. O presente estudo é observacional, descritivo, indutivo, e pretendeu avaliar se as pessoas com dependência de álcool poderiam ser consideradas grupo prioritário para a prevenção e rastreio do VIH/SIDA, equiparando-os às pessoas com dependência de substâncias ilícitas.A amostra de conveniência contemplava 246 sujeitos (156 homens e 91 mulheres), com idades entre os 19 anos e os 67 anos, e dividia-se em 3 grupos: o Grupo 1 constituído por sujeitos dependentes de álcool; o Grupo 2 constituído por sujeitos dependentes de substâncias ilícitas; e finalmente o Grupo 3 nomeado sem dependências. Os resultados demonstraram haver diferenças significativas entre os três grupos relativamente às variáveis perceção e comportamentos de risco, e realização do teste de rastreio para o VIH/SIDA, e permitem-nos concluir que os dependentes de álcool são um grupo que cumpre...os requisitos risco para a infeção pelo VIH/SIDA.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3821
ISSN: 1647-2284
Publisher version: http://journals.ual.pt/psique/wp-content/uploads/2017/03/Consumo-de-álcool-e-comportamentos-de-risco-para-a-infecção-pelo-VIH_SIDA_.pdf
Appears in Collections:EDIUAL - PSIQUE. Vol. 13 (2017)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
The-impact-of-positive-psychological-capital-on-psychological-distress-of-primary.pdf237.96 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.