Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3617
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Sandra-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Fernandes da-
dc.date.accessioned2018-04-06T12:03:49Z-
dc.date.available2018-04-06T12:03:49Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifierCDD370en_US
dc.identifier.citationFigueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes, In Atas do XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação- Educador: profissional pesquisador e reflexivo , 350-362, ISBN: CDD370. Brasil: SENAI/SC, 2006.por
dc.identifier.isbnCDD370-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3617-
dc.description.abstractA Escola como um espaço cada vez mais multicultural exige que, do ponto de vista científico, o professor/educador actualize/enriqueça, a cada momento, os seus conhecimentos. Do ponto de vista pedagógico, aquele não deve banalizar as suas práticas pedagógicas, pois a diversidade linguística e cultural dos alunos exige a reformulação de hipóteses para práticas efectivas de actuação pedagógica. Falar em práticas pedagógicas é falar em implementação de estratégias/apoios precedidos de uma avaliação diagnóstica das aptidões e atitudes dos alunos imigrantes, de modo a ultrapassar as suas dificuldades de aprendizagem, conceito ao qual acrescentamos uma nova dimensão de acordo com as necessidades educativas destes alunos. O diagnóstico é o princípio consciente da prática pedagógica no que respeita ao ensino/aprendizagem dos alunos imigrantes, de forma a dirigir o planeamento e supervisão de tarefas de socialização linguística e cultural. O vínculo estabelecido entre aluno e professor (Bohoslavsky, citado por Cerqueira, 1997) é posto em causa pelas representações do aluno imigrante e porque a comunicação, a marca fundamental da vinculação, pode constituir o principal obstáculo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSENAI/SCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectImigrantespor
dc.subjectNecessidades educativaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDiagnóstico.por
dc.titlePrática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantespor
dc.typearticlepor
dc.date.updated2018-03-19T14:08:46Z-
dc.peerreviewednopor
Aparece nas colecções:CIP - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
resumo comunicação congresso Brasil.pdf6,99 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.