Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/3617
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Figueiredo, Sandra | - |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-06T12:03:49Z | - |
dc.date.available | 2018-04-06T12:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier | CDD370 | en_US |
dc.identifier.citation | Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes, In Atas do XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação- Educador: profissional pesquisador e reflexivo , 350-362, ISBN: CDD370. Brasil: SENAI/SC, 2006. | por |
dc.identifier.isbn | CDD370 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/3617 | - |
dc.description.abstract | A Escola como um espaço cada vez mais multicultural exige que, do ponto de vista científico, o professor/educador actualize/enriqueça, a cada momento, os seus conhecimentos. Do ponto de vista pedagógico, aquele não deve banalizar as suas práticas pedagógicas, pois a diversidade linguística e cultural dos alunos exige a reformulação de hipóteses para práticas efectivas de actuação pedagógica. Falar em práticas pedagógicas é falar em implementação de estratégias/apoios precedidos de uma avaliação diagnóstica das aptidões e atitudes dos alunos imigrantes, de modo a ultrapassar as suas dificuldades de aprendizagem, conceito ao qual acrescentamos uma nova dimensão de acordo com as necessidades educativas destes alunos. O diagnóstico é o princípio consciente da prática pedagógica no que respeita ao ensino/aprendizagem dos alunos imigrantes, de forma a dirigir o planeamento e supervisão de tarefas de socialização linguística e cultural. O vínculo estabelecido entre aluno e professor (Bohoslavsky, citado por Cerqueira, 1997) é posto em causa pelas representações do aluno imigrante e porque a comunicação, a marca fundamental da vinculação, pode constituir o principal obstáculo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | SENAI/SC | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Imigrantes | por |
dc.subject | Necessidades educativas | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Diagnóstico. | por |
dc.title | Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes | por |
dc.type | article | por |
dc.date.updated | 2018-03-19T14:08:46Z | - |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas colecções: | CIP - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
resumo comunicação congresso Brasil.pdf | 6,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.