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http://hdl.handle.net/11144/3614
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Figueiredo, Sandra | - |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-06T11:51:51Z | - |
dc.date.available | 2018-04-06T11:51:51Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier | 1138-1663 | en_US |
dc.identifier.citation | Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas, In Atas do IX Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía , 1708-1720, ISBN: 1138-1663. Corunha: Universidade da Corunha, 2007. | por |
dc.identifier.isbn | 1138-1663 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/3614 | - |
dc.description.abstract | Foi desenvolvida uma bateria, em formato electrónico, para observar as diferenças na aquisição de Língua Segunda, ao nível fonológico, entre crianças, adolescentes e adultos com experiência migratória. O nosso objectivo é analisar, a vários níveis, a competência/consciência metalinguística e processos cognitivos envolvidos, considerando a idade, sexo, nacionalidade e língua materna do indivíduo. A amostra de 64 alunos deste estudo encontra-se equilibrada a nível de proficiência, data de chegada a Portugal, e idade, não revelando dificuldades de aprendizagem. A capacidade e performance do aprendente de Língua Segunda são avaliadas em tarefas de exploração previamente definidas: audição dicótica, percepção de rima, aliteração (nível intrassilábico) e sílaba, escrita condicionada de grafemas, ordenação alfabética, segmentação lexical e fonémica, detecção de pares mínimos, consciência sintáctica, leitura e auto-avaliação da mesma e percepção espacial do som (no aparelho fonador). Desta forma este instrumento apresenta-se prioritariamente como um material de investigação mas também de avaliação em contexto educacional (indicador de nível proficiência, detector de indícios de perturbações de linguagem, apoio pedagógico para ensino e aprendizagem em língua). Será discutida a destreza que os sujeitos mais velhos e de sexo masculino podem exibir relativamente a realizações fonológicas, entrando em dissonância com resultados de trabalhos científicos anteriores que se desenvolvem na mesma área. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Corunha | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Aquisição | por |
dc.subject | Língua Segunda | por |
dc.subject | Instrumento de avaliação | por |
dc.subject | Sexo | por |
dc.subject | Idade | por |
dc.title | Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas | por |
dc.type | article | por |
dc.date.updated | 2018-03-19T02:15:36Z | - |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas colecções: | CIP - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IX congreso Psicopedagoxia 2007 article1.pdf | 239,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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