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dc.contributor.authorFigueiredo, Sandra-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Fernandes da-
dc.date.accessioned2018-04-06T11:51:51Z-
dc.date.available2018-04-06T11:51:51Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier1138-1663en_US
dc.identifier.citationFigueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas, In Atas do IX Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía , 1708-1720, ISBN: 1138-1663. Corunha: Universidade da Corunha, 2007.por
dc.identifier.isbn1138-1663-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3614-
dc.description.abstractFoi desenvolvida uma bateria, em formato electrónico, para observar as diferenças na aquisição de Língua Segunda, ao nível fonológico, entre crianças, adolescentes e adultos com experiência migratória. O nosso objectivo é analisar, a vários níveis, a competência/consciência metalinguística e processos cognitivos envolvidos, considerando a idade, sexo, nacionalidade e língua materna do indivíduo. A amostra de 64 alunos deste estudo encontra-se equilibrada a nível de proficiência, data de chegada a Portugal, e idade, não revelando dificuldades de aprendizagem. A capacidade e performance do aprendente de Língua Segunda são avaliadas em tarefas de exploração previamente definidas: audição dicótica, percepção de rima, aliteração (nível intrassilábico) e sílaba, escrita condicionada de grafemas, ordenação alfabética, segmentação lexical e fonémica, detecção de pares mínimos, consciência sintáctica, leitura e auto-avaliação da mesma e percepção espacial do som (no aparelho fonador). Desta forma este instrumento apresenta-se prioritariamente como um material de investigação mas também de avaliação em contexto educacional (indicador de nível proficiência, detector de indícios de perturbações de linguagem, apoio pedagógico para ensino e aprendizagem em língua). Será discutida a destreza que os sujeitos mais velhos e de sexo masculino podem exibir relativamente a realizações fonológicas, entrando em dissonância com resultados de trabalhos científicos anteriores que se desenvolvem na mesma área.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Corunhapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAquisiçãopor
dc.subjectLíngua Segundapor
dc.subjectInstrumento de avaliaçãopor
dc.subjectSexopor
dc.subjectIdadepor
dc.titleInstrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicaspor
dc.typearticlepor
dc.date.updated2018-03-19T02:15:36Z-
dc.peerreviewednopor
Aparece nas colecções:CIP - Livros e Capítulos de Livros

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