Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3611
Título: Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses
Autor: Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
Palavras-chave: Língua Segunda
Aprendizagem
Variáveis afectivas e motivacionais
Idade
Género
Data: 2007
Editora: Universidade da Corunha
Citação: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses, In Atas do IX Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía , 1654-1678, ISBN: ISSN: 1138-1663. Corunha: Universidade da Corunha, 2007.
Resumo: Estudos recentes revelam a evidência que reside na relação entre factores psicológicos e afectivos e a aprendizagem de Língua Segunda(L2). Para uma análise completa deverão ser consideradas, em correlação, outras variáveis tais como a idade, sexo, nacionalidade e línguas maternas/faladas em casa. Este estudo procura articular diferentes variáveis, dependentes e independentes, de modo a conseguir uma auto-percepção fidedigna dos indivíduos relativamente à sua aprendizagem e adaptação psicossocial. São factores implicados no processo de aquisição de linguagem materna, e que assumem diferentes dimensões na aprendizagem/aquisição de Língua Segunda e no processo de “Segunda Socialização”. No âmbito de Projecto de Doutoramento foi desenvolvido um instrumento (self report) para avaliar em que medida diferentes condicionantes psicológicas podem interferir na aprendizagem de L2 e no crescimento psicossocial de crianças e adolescentes imigrantes, determinando atitudes e comportamentos que podem comprometer seriamente a “latência” tida como um suporte da predisposição neurobiológica dos aprendentes mais novos para a aquisição/aprendizagem de línguas. Neste trabalho serão apresentados e discutidos alguns resultados no que respeita à motivação, atitudes e estados afectivos, decorrentes da aplicação da bateria BAAMAA(Bateria de avaliação de aspectos afectivos, motivacionais e de aprendizagem) em alunos imigrantes portugueses e catalães, que perfazem um total de 584 sujeitos, com idades compreendidas entre os 7 e os 21 anos.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/3611
ISSN: 1138-1663
Outros identificadores: ISSN: 1138-1663
Aparece nas colecções:CIP - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Psicopedagoogia Corunha 2007.pdf245,1 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.