Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3609
Title: Dispositivos cognitivos e psicológicos em período crítico de aquisição de linguagem: consciências fonológicas e estilos de aprendizagem
Authors: Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
Keywords: Língua Segunda
Aprendizagem
Investigação
Issue Date: 2008
Publisher: González-Pienda, J. & Pérez, J.
Citation: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Dispositivos cognitivos e psicológicos em período crítico de aquisição de linguagem: consciências fonológicas e estilos de aprendizagem, In Atas do V Congreso Internacional de Psicologia y Educación, 752-761, ISBN: 978-84-8317-692-4. Oviedo: González-Pienda, J. & Pérez, J. , 2008.
Abstract: Os factores que distinguem os indivíduos no processo de aquisição de Língua Segunda são essencialmente a idade, género, maturação cognitiva e biológica, conhecimento linguístico prévio e os aspectos psicológico e afectivo. O meio ambiente não pode ser considerado como um factor isolado, mas enquanto background de uma vasta rede de factores associados. Os primeiros factores referidos são, na perspectiva de alguns autores, a base essencial da explicação das diferenças (em competência e performance) entre os aprendentes. Por outro lado, outros autores consideram o filtro afectivo como o factor de maior importância, secundando restantes variáveis. Com base em dois estudos empíricos, no âmbito de Projecto de Doutoramento, o processo de aquisição de Língua Segunda é avaliado num estilo holístico, integrando as perspectivas cognitiva e psicológica.
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/3609
ISBN: 978-84-8317-692-4
Appears in Collections:CIP - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo congresso Oviedo.pdf190.54 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.