Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3608
Title: Contributos da investigação para desenvolvimento de instrumento de avaliação de desempenho cognitivo em Língua Segunda: competências literácitas de alunos de Ensino Superior
Authors: Figueiredo, Sandra
Fernandes da Silva, Carlos
Keywords: Desempenho cognitivo
Lingua segunda
Issue Date: 2008
Publisher: UNIVERSIDAD 2008 - Ministério de Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba
Citation: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Contributos da investigação para desenvolvimento de instrumento de avaliação de desempenho cognitivo em Língua Segunda: competências literácitas de alunos de Ensino Superior, In Atas do 6to Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008, x-x, Cuba: UNIVERSIDAD 2008 - Ministério de Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba , 2008.
Abstract: A internacionalização do Ensino superior conta com um importante factor que advém precisamente do sentido da globalização que lhe é inerente: a linguagem enquanto ferramenta de comunicação. Este aspecto tornou-se cada vez mais importante na medida em que as Instituições recebem cada vez mais alunos de diferentes países, com culturas e códigos linguísticos distintos. A sua integração constitui objectivo crucial, de modo a promover a optimização do bem-estar psicossocial e académico geral, em que a competência linguística (em Língua Segunda) se torna indispensável para a compreensão dos conhecimentos a veicular. Do ponto de vista pedagógico e didáctico, novos paradigmas de avaliação, de cariz essencialmente de diagnóstico, se manifestam. Deste modo, será apresentada uma bateria de testes, elaborada em formato electrónico, concebida a pensar na avaliação de diferentes competências cognitivas e que permita testar um quadro de hipóteses que será devidamente descrito. Este estudo conta com três fases de aplicação da bateria, sendo que nos reportaremos à primeira fase, que integra alunos com diferentes experiências migratórias. Na amostra observada e rigorosamente seleccionada, encontramos um grupo específico de alunos de Ensino Superior que são avaliados em comparação com os restantes grupos, discriminados por faixas etárias e nacionalidades, sendo que será aqui discutida a destreza que os sujeitos mais velhos podem exibir relativamente a realizações fonológicas e cognitivas gerais, entrando em dissonância com resultados de trabalhos científicos anteriores que se desenvolvem na mesma área.
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/3608
Appears in Collections:CIP - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo cuba 2.pdf203.26 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.