Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3607
Title: Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo.
Authors: Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Linguagem
Personalidade
Competências
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade da Madeira
Citation: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo. In Atas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da educação , 223-232, ISBN: 978 989 95857 1 3. Madeira: Universidade da Madeira, 2008.
Abstract: Numa altura em que, nas nossas escolas polisocializam cerca de 120 nacionalidades, locutores de oitenta línguas distintas, sendo que um em cada quatro desses locutores têm sérias dificuldades com o Português e cinco por cento não entende nada (DGIDC, 2005; Comissão da União Europeia, 2004), torna-se imprescindível a elaboração de meios para preservar e promover a comunicação, para explorar competências e combater o insucesso escolar, ultrapassando a insuficiência de dispositivos de ensino/aprendizagem da língua, formais e informais, que actualmente se verifica. Assim, numa primeira parte deste trabalho, será comentada a importância que a aprendizagem e ensino em ambiente multimédia têm revelado no contexto de aprendizagem de línguas estrangeiras, bem como a influência de factores tais como a personalidade, estilo de aprendizagem, cognitivo, interactivo e motivação na aprendizagem assistida por computador, na perspectiva interactiva e exploratória. Num segundo momento serão apresentados os princípios organizadores, critérios de selecção de competências e actividades, configuração interactiva e objectivos de um Programa Interactivo inovador que se destina, essencialmente, a imigrantes de várias nacionalidades (e línguas), situados nos níveis A1, A2, B1 de proficiência em Português (QECR, 2001).
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/3607
ISBN: 978 989 95857 1 3
Appears in Collections:CIP - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo para Colóquio Funchal.pdf261.66 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.