Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3581
Título: Programa de intervenção em contexto educativo: dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes de Português Língua Segunda
Autor: Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
Palavras-chave: Intervenção educativa
Instrumento de avaliação
Percepção fonética
Língua Segunda
Data: 2012
Editora: Centro de Investigação em Educação - CIEd. Instituto de Educação da Universidade Minho
Citação: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Programa de intervenção em contexto educativo: dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes de Português Língua Segunda, Revista Portuguesa de Educação, 25, 1, 113-136, 2012.
Resumo: O comportamento verbal concretiza-se porque, por um lado, existe um sistema de princípios e condições que, por si só, são considerados os elementos universais inerentes a todas as línguas naturais, determinados pela necessidade biológica, mas, por outro lado, esses elementos integram uma relação dinâmica de eventos que constituem o contexto do sujeito. Neste contexto, esses eventos não são apenas as estruturas cerebrais (perspectiva mentalista), mas todos os elementos que geram um conjunto de estímulos a ser discriminados e que apelidamos de ‘meio ambiente’ (perspectiva funcional). Após uma breve revisão teórica de conceitos e abordagem de processos de descodificação fonética, serão apresentados resultados decorrentes da aplicação da bateria de testes (instrumento da pesquisa). Será ainda orientada uma discussão especificamente sobre o desempenho de sujeitos aprendentes de Português Língua Segunda (amostra do estudo) relativamente aos testes de segmentação de palavras (soletração) e de identificação de pares mínimos.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3581
metadata.dc.identifier.doi: doi.org/10.21814/rpe.3018
ISSN: ISSN 0871-9187
0871-9187
Versão do editor: http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3018
Outros identificadores: ISSN 0871-9187
Aparece nas colecções:CIP - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista_Portuguesa_Educação.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.