Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3577
Title: As metáforas nos discursos sobre liderança em contexto escolar: incursão exploratória.
Authors: Figueiredo, Sandra
Costa, Jorge Adelino
Gonçalves, C.
Keywords: school leadership
metaphors
meta-analysis
liderança escolar
metáforas
meta-análise
Issue Date: 2014
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora (CIEP-UE)
Citation: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Jorge Adelino Costa; C. Gonçalves. As metáforas nos discursos sobre liderança em contexto escolar: incursão exploratória. , In E-book do Congresso Internacional PEEME – Políticas educativas, Eficácia e Melhorias das Escolas, 201-216, Évora: Universidade de Évora, 2014.
Abstract: Um dos objetivos do projeto de investigação ELO – Educational Leadership Observatory, desenvolvido na Universidade de Aveiro, consistiu em caracterizar a produção científica sobre liderança escolar, desenvolvida em Portugal, no período 2000-2010. Este corpus documental, com cerca de duzentos documentos, foi analisado tendo por base o quadro teórico-conceptual desenvolvido por Bush (2011), no âmbito do qual são definidos seis modelos de gestão escolar e dez tipos de liderança. Para a avaliação qualitativa e quantitativa do corpus, a técnica de investigação utilizada foi a análise de conteúdo. Neste trabalho, após uma breve reflexão teórica sobre as metáforas organizacionais, seus significados e poder funcional e simbólico, em contexto escolar, serão identificadas as metáforas sobre liderança encontradas no corpus analisado. As metáforas encontradas serão discutidas em função dos significados e das relações de semelhança com os comportamentos expetáveis em cada modelo de liderança: formal, colegial, político, ambíguo, subjetivo e cultural. Comummente associadas a uma linguagem poética, imaginativa ou retórica, as metáforas que encontramos no corpus documental revelam-se, todavia, esclarecedoras das imagens e das práticas de liderança. Com o seu uso, destapa-se o que está oculto e, ao expressá-lo de forma subentendida, permite-se uma melhor compreensão da complexidade do fenómeno em análise.
One of the aims of the research project ELO: Educational Leadership Observatory, developed at the University of Aveiro, was to characterize the scientific production on school leadership, developed in Portugal, in the period between 2000-2010. This corpus, with about two hundred documents, was analyzed based on the theoretical and conceptual framework developed by Bush (2011), within which there are six models of school management and ten types of leadership, presented here. For the qualitative and quantitative assessment of the corpus, content analysis was used. In this paper, after a brief theoretical reflection on the organizational metaphors, their meanings and functional and symbolic power, at schools, the metaphors found in the corpus will be identified. The metaphors will be discussed in terms of the meanings and relationships of similarity with the behavior expected by each leadership model: formal, collegial, political, subjective, ambiguity and cultural. Usually associated with a poetic, imaginative or rhetorical language, the metaphors we find in the corpus are instructive of the images and leadership practices. Their use, to express meanings in an implied manner, allow for a better understanding of the complexity of the phenomenon under analysis.
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/3577
ISBN: 978-989-8339-20-1
Publisher version: http://www.turmamais.uevora.pt/docs/ciep/L4.pdf
Appears in Collections:CIP - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELO_2013_UE.pdf14.62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.