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http://hdl.handle.net/11144/3576
Título: | Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes |
Autor: | Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da |
Palavras-chave: | Comunidade Imigração escola Sistema educativo |
Data: | 2006 |
Editora: | Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
Citação: | Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes, Revista Educare/Educere, 19, 53-68, 2006. |
Resumo: | Perante a realidade das nossas escolas onde polisocializam cerca de cento e vinte
nacionalidades e oitenta línguas, mostraremos como o nosso sistema educativo precisa de
uma medida inovadora que acreditamos consistir na criação de uma estrutura de assessoria
externa que apoie a assessoria interna das escolas, visto que estas, sozinhas, não surtem
bons resultados. Para a construção desse modelo, baseámo-nos em práticas do modelo
educativo finlandês (com alunos imigrantes), procurando também reunir aspectos de outros
sistemas da Europa. Trata-se de uma equipa que recrutando os recursos humanos que já
existem, os especializaria em funções dirigidas a professores e alunos para promover o
sucesso escolar dos alunos imigrantes na nossa Escola e para elevar a qualidade da sua
actuação no panorama europeu, colocando em interacção toda a comunidade. Facing the reality of our schools where pupils from around a hundred and twenty nationalities and eighty languages polisocialize, we will show how our education system needs an innovative measure, which we believe to be the creation of a structure of external assessorship that supports the internal assessorship of schools, as these, alone, are not achieving good results. To build this model, our basis was the practices of the Finnish education system (with immigrant pupils), and we also tried to gather aspects from other systems in Europe. This model consists in a team that recruiting the human resources that already exist, would specialize them in actions directed at teachers and pupils to promote the school success of immigrant pupils in our School and to raise the quality of its action in Europe, mobilizing the entire community. |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3576 |
ISSN: | 0873-0504 |
Outros identificadores: | 0873-0504 |
Aparece nas colecções: | CIP - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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