Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3576
Title: Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes
Authors: Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
Keywords: Comunidade
Imigração
escola
Sistema educativo
Issue Date: 2006
Publisher: Escola Superior de Educação de Castelo Branco
Citation: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes, Revista Educare/Educere, 19, 53-68, 2006.
Abstract: Perante a realidade das nossas escolas onde polisocializam cerca de cento e vinte nacionalidades e oitenta línguas, mostraremos como o nosso sistema educativo precisa de uma medida inovadora que acreditamos consistir na criação de uma estrutura de assessoria externa que apoie a assessoria interna das escolas, visto que estas, sozinhas, não surtem bons resultados. Para a construção desse modelo, baseámo-nos em práticas do modelo educativo finlandês (com alunos imigrantes), procurando também reunir aspectos de outros sistemas da Europa. Trata-se de uma equipa que recrutando os recursos humanos que já existem, os especializaria em funções dirigidas a professores e alunos para promover o sucesso escolar dos alunos imigrantes na nossa Escola e para elevar a qualidade da sua actuação no panorama europeu, colocando em interacção toda a comunidade.
Facing the reality of our schools where pupils from around a hundred and twenty nationalities and eighty languages polisocialize, we will show how our education system needs an innovative measure, which we believe to be the creation of a structure of external assessorship that supports the internal assessorship of schools, as these, alone, are not achieving good results. To build this model, our basis was the practices of the Finnish education system (with immigrant pupils), and we also tried to gather aspects from other systems in Europe. This model consists in a team that recruiting the human resources that already exist, would specialize them in actions directed at teachers and pupils to promote the school success of immigrant pupils in our School and to raise the quality of its action in Europe, mobilizing the entire community.
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/3576
ISSN: 0873-0504
Appears in Collections:CIP - Artigos/Papers

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