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dc.contributor.authorAmaral, Inês-
dc.date.accessioned2018-03-22T10:12:03Z-
dc.date.available2018-03-22T10:12:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-989-8191-72-4-
dc.identifier.issn2183-4814-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3554-
dc.description.abstractNo início de 2011, e decorrentes de revelações feitas pelo Wikileaks, as revoluções no mundo árabe marcaram a agenda mediática. A ‘Primavera Árabe’ atingiu a Tunísia, Egipto, Bahrein, Síria, Líbia, Jordânia, Marrocos, Argélia, Iémen, Omã e Djibuti. A Internet e os média sociais foram considerados como determinantes, enquanto veículos de informação. Os rótulos Revolução Twitter e Revolução Facebook preencheram muitos títulos de jornais. No entanto, a observação destes eventos permite afirmar que a centralidade dos média profissionais não desapareceu. Por outro lado, tornou-se evidente que surgiram novos gatekeepers, com acesso directo aos meios e audiências,e recursos a novas ferramentas para exercer o seu poder de influência. O Wikileaks terá sido não mais do que um impulso destas revoluções, pela exposição da corrupção dos governantes e demonstração do poder da tecnologia. Mas não foram publicadas fugas de informação sobre todos os países onde ocorreram manifestações. A sucessão de protestos e revoluções parece ter iniciado com a vitória dos revoltosos na Tunísia, mas foi esmorecendo ao longo dos meses. Às revoluções no mundo árabe seguiram-se protestos no mundo ocidental, com acampadas como forma de manifestação em várias cidades europeias.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherOBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectWikileakspor
dc.subject"Primavera Árabe"por
dc.subjectMediapor
dc.subjectRelações internacionaispor
dc.title“Primavera Árabe”: o mito das revoluções Twitter e Facebookpor
dc.typearticlepor
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleJanus 2017- A comunicação mundializadapor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://janusonline.pt/images/anuario2017/2.2.3_Ines%20Amaral_Primavera%20Arabe.pdfpor
Aparece nas colecções:OBSERVARE - JANUS 2017 - A comunicação mundializada

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