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Título: “Primavera Árabe”: o mito das revoluções Twitter e Facebook
Autor: Amaral, Inês
Palavras-chave: Internet
Wikileaks
"Primavera Árabe"
Media
Relações internacionais
Data: 2017
Editora: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Resumo: No início de 2011, e decorrentes de revelações feitas pelo Wikileaks, as revoluções no mundo árabe marcaram a agenda mediática. A ‘Primavera Árabe’ atingiu a Tunísia, Egipto, Bahrein, Síria, Líbia, Jordânia, Marrocos, Argélia, Iémen, Omã e Djibuti. A Internet e os média sociais foram considerados como determinantes, enquanto veículos de informação. Os rótulos Revolução Twitter e Revolução Facebook preencheram muitos títulos de jornais. No entanto, a observação destes eventos permite afirmar que a centralidade dos média profissionais não desapareceu. Por outro lado, tornou-se evidente que surgiram novos gatekeepers, com acesso directo aos meios e audiências,e recursos a novas ferramentas para exercer o seu poder de influência. O Wikileaks terá sido não mais do que um impulso destas revoluções, pela exposição da corrupção dos governantes e demonstração do poder da tecnologia. Mas não foram publicadas fugas de informação sobre todos os países onde ocorreram manifestações. A sucessão de protestos e revoluções parece ter iniciado com a vitória dos revoltosos na Tunísia, mas foi esmorecendo ao longo dos meses. Às revoluções no mundo árabe seguiram-se protestos no mundo ocidental, com acampadas como forma de manifestação em várias cidades europeias.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3554
ISBN: 978-989-8191-72-4
ISSN: 2183-4814
Versão do editor: http://janusonline.pt/images/anuario2017/2.2.3_Ines%20Amaral_Primavera%20Arabe.pdf
Aparece nas colecções:OBSERVARE - JANUS 2017 - A comunicação mundializada

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