Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/3532
Title: | O Sistema Educativo Português e respostas pedagógico-científicas em contexto de intervenção com alunos com experiência migratória: necessidade de oportunidades de formação para promoção do sucesso académico. |
Authors: | Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da |
Keywords: | Aprendizagem Formação Validação de competências |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
Citation: | Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. O Sistema Educativo Português e respostas pedagógico-científicas em contexto de intervenção com alunos com experiência migratória: necessidade de oportunidades de formação para promoção do sucesso académico. Revista Educare/Educere, 20, 233-242, 2007. |
Abstract: | Cada vez mais se revelam necessárias a validação de competências, a planificação e a supervisão de Formação, bem como apresentação de relatórios finais de Projectos de inserção e reabilitação psicossocial. Na intervenção a nível de escola e comunidade em geral, os sujeitos com experiência migratória directa ou indirecta deverão ser entendidos como um público susceptível de necessidades especiais de acompanhamento na sua aprendizagem física, psicossocial, cultural e académica. Aqueles podem tornar-se alunos de risco na sua aprendizagem académica e na adaptação sócio-cultural e psicológica devido a factores tais como stress, ansiedade, baixa motivação, depressão, atitudes negativas, acompanhados de um locus de controlo interno extremo. Um trabalho de diagnóstico, nas escolas, em relação a estes factores psicológicos (e competências gerais académicas) é o mais adequado para iniciar a intervenção bem-sucedida nestes alunos de modo a promover um crescimento psicossocial e académico positivos. |
Peer Reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3532 |
ISSN: | 0873-0504 0873-0504 |
Other Identifiers: | 0873-0504 |
Appears in Collections: | CIP - Artigos/Papers |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
artigo educare.pdf | 214,35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.