Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/3496
Título: | Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares |
Autor: | Figueiredo, Sandra Costa, Jorge Adelino |
Palavras-chave: | Liderança educacional Quadros de referência Gestores escolares OCDE |
Data: | 2013 |
Editora: | Fundação CESGRANRIO |
Citação: | Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Jorge Adelino Costa. Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares, ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 183-202. , 21, 79, 183-202, 2013. |
Resumo: | O reconhecimento da influência da liderança no desempenho docente e discente conduz à necessidade de compreender este tipo de práticas nos diversos sistemas educativos e retirar daí informação pertinente para melhorar as respostas educacionais. A eficácia é um dos conceitos emergentes neste domínio de investigação e surge associado à definição de quadros de referência do desempenho dos líderes escolares. Com base numa incursão por documentos institucionais, bem como por dados de relatórios da OCDE, apresentamos uma síntese de quadros de referência para a liderança nas escolas em vários países. Os sistemas educativos selecionados apresentam práticas de liderança escolar tidas como positivas, que organizámos em seis dimensões: orientação estratégica, visão e missão; processo de ensino e aprendizagem (liderança instrucional/pedagógica); relações interpessoais e desenvolvimento; organização e gestão de recursos; prestação de contas e responsabilização; relações com comunidade e contextos. |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3496 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.1590/S0104-40362013000200002 |
ISSN: | 0104-4036 1809-4465 |
Outros identificadores: | ISSN 0104-4036. |
Aparece nas colecções: | CIP - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Revista Ensaio.pdf | 379,97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.