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http://hdl.handle.net/11144/3492
Title: | Decoding behaviour and phonetic constraints in second language learners: new insight for the structuralism perspective |
Authors: | Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da |
Keywords: | programa de intervenção Língua Segunda alunos imigrantes medição descodificação fonética plasticidade |
Issue Date: | Sep-2013 |
Publisher: | ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P |
Citation: | Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Decoding behaviour and phonetic constraints in second language learners: new insight for the structuralism perspective, Revista Migrações, 11, 213-230, 2013. |
Abstract: | O campo educacional mantém-se, em Portugal, sem medidas vá- lidas no que respeita à avaliação de alunos imigrantes. O objetivo deste estudo consiste no desenvolvimento de um instrumento electrónico fiável para avaliar os comportamentos verbais, ao nível da consciência fonológica e das competências linguísticas específicas de aprendentes de Língua Segunda. Por um lado, o instrumento avalia capacidades no domínio da descodificação fonética e fonológica, examinando as diferenças entre os locutores estrangeiros (aprendentes de Português como Língua Segunda); por outr lado, o objetivo é observar a performance cognitiva em diferentes contextos, com vários alunos, nas escolas portuguesas. Após a revisão teórica de conceitos e a perspetiva proposta para os processos de descodificação fonética, serão apresentados os resultados decorrentes da aplicação da bateria de testes especificamente no que respeita ao desempenho de aprendentes de Língua Segunda (amostra do estudo) nas provas de segmentação e de pares mínimos. Os alunos mais velhos exibem uma competência maior do que os mais novos, revelando maior estrutura e menor interferência no nível fonológico. A “homopheneity” sugere-se como o constrangimento para a descodificação fonética e perceção. A bateria de testes apresenta-se como um instrumentos importante de diagnóstico a adequar ao contexto educativo vigente na sociedade multicultural. |
Peer Reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3492 |
ISSN: | 1646-8104 |
Appears in Collections: | CIP - Artigos/Papers |
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