Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3475
Title: A relação entre cronótipo e horários de desempenho cognitivo da criança portuguesa
Authors: Figueiredo, Sandra
Hipólito, João
Tomás, Cátia
Keywords: attention
chronotype
cognitive performance
synchronization effect
time of day
atenção
cronótipo
desempenho académico
efeito de sincronia
hora do dia
Issue Date: 2018
Publisher: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
Citation: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; João Evangelista Hipólito; Cátia Tomás. A relação entre cronótipo e horários de desempenho cognitivo da criança portuguesa. , Psicologia, Saúde e Doenças, IX, 42-49, 2018.
Abstract: O aprofundamento do conhecimento sobre as consequências das rotinas de sono no quotidiano das crianças, principalmente a nível escolar, terá outputs não apenas quanto à estruturação das aprendizagens ao longo do dia (com efeito positivo nos resultados académicos e, consequentemente, na autoestima e no sentido de competência das crianças), mas também a nível da promoção da saúde. O presente estudo visa analisar o comportamento de rotina do sono/vigília de crianças em idade escolar com o objetivo de examinar a relação entre o cronótipo e a flutuação da atenção nas mesmas tarefas administradas em diferentes períodos do dia. Neste estudo transversal encontra-se em aplicação um conjunto de provas específicas de atenção a crianças portuguesas do 1.º Ciclo e com idades compreendidas entre os sete e os dez anos. Após aplicação do Questionário do Cronótipo, a amostra foi dividida de acordo com duas categorias de cronótipo - matutino e vespertino - para avaliar o efeito de sincronia (interação entre o cronótipo e a hora do dia em que se observa o desempenho). São esperados resultados que confirmem o efeito de sincronia, ou seja, a relação positiva entre o tipo matutino e o desempenho otimizado em tarefas administradas no período da manhã por contraste com o período da tarde.Por um lado, os dados permitirão auxiliar as famílias e crianças a desenvolver e manter hábitos mais saudáveis no que diz respeito ao sono. Por outro lado, orientar profissionais da Educação no que respeita à adequação de horários escolares para específicas tarefas e desenvolvimento de competências.
The deepening of knowledge about the consequences of sleep routines in children's daily life, especially at school level, will have outputs not only in structuring learning throughout the day (with a positive effect on academic results and consequently on selfesteem and sense children's competence), but also in terms of health promotion. The present study aims to analyze the routine sleep/wake behavior of school-age children, with the objective of examining the relationship between chronotype and attention fluctuation in the same tasks administered at different times of the day. In this cross-sectional study, a set of specific tests of care for Portuguese children of the 1st Cycle and between the ages of seven and ten are in use. After the Chronotype Questionnaire was applied, the sample was divided according to two categories of chronotype - morning and evening - to evaluate the effect of synchrony (interaction between the chronotype and the time of day in which performanceis observed). Results are expected to confirm the synchrony effect, ie, the positive relationship between the morning type and the optimized performance in tasks administered in the morning in contrast to the afternoon period. On the one hand, the data will help families and children develop and maintain healthier sleep habits. On the other hand, to guide education professionals regarding the adequacy of school schedules for specific tasks andskills development.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3475
metadata.dc.identifier.doi: 10.15309/18psd190107
ISSN: 2182-8407
Appears in Collections:CIP - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Psicologia_Doenças_Revista.DOCX.pdf488.82 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.