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http://hdl.handle.net/11144/3295
Title: | Formação e Educação para enfrentar os confl itos socio-ambientais no quadro da CPLP |
Authors: | Vales, Carlos |
Keywords: | problemas sócio-ambientais ambiente educação ambiental centro de referência |
Issue Date: | 18-Nov-2011 |
Publisher: | OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa |
Abstract: | Os confl itos ambientais assumem uma importância crescente porque afectam a qualidade de vida de pessoas e sociedades e têm o potencial de gerar confl itos internacionais. Tendo em conta a gravidade destes desafi os, a educação ambiental é apresentada como uma das ferramentas com capacidade para contribuir para a resolução de problemas sócio-ambientais e formar pessoas e comunidades para enfrentarem desafi os futuros. A educação ambiental conta com quadros de referência internacionais já consolidados, tal como o Congresso Latino-Americano sobre Educação Ambiental, que, ao longo das últimas décadas, tem reunido no México, Venezuela, Cuba, Brasil e Argentina. No âmbito deste Congresso, consolidou-se uma rede de colaboração lusófona com a participação da Galiza, na medida em que existe uma convergência entre a Galiza e o mundo lusófono. Esta convergência materializou-se na organização, em 2007, do primeiro Congresso sobre Educação Ambiental dos países lusófonos e a Galiza, que se realizou em Santiago de Compostela e teve continuidade em 2010, com um segundo Congresso realizado em Cabo Verde. O Primeiro Congresso em Santiago contou com a participação de representantes da sociedade civil e de administrações governamentais da área de educação e ambiente provenientes de todos os países da CPLP (para além da Galiza). No Congresso foram abordados todos os problemas ambientais mais importantes à escala global, alterações climáticas, perda de biodiversidade e políticas de sustentabilidade ambiental. Abriu-se assim uma oportunidade de cooperação, assistida pelos laços culturais e históricos da lusofonia no domínio da formação ambiental, concepção de políticas ambientais e partilha de recursos e capacidades, nomeadamente através da criação de centros nacionais de referência em educação ambiental. A experiência adquirida pela CEIDA poderá constituir um bom exemplo para começar. |
Peer Reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3295 |
ISBN: | 978-989-8191-53-3 |
Publisher Version: | http://observare.autonoma.pt/conference/images/stories/conference%20images%20pdf/S2/Carlos_Vales.pdf |
Appears in Collections: | I CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE |
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