Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3269
Title: A estratégia de sustentabilidade das empresas no contexto internacional
Authors: Loureiro, Ana
Carvalho, António Neves de
Keywords: sustentabilidade
estratégia empresarial
Issue Date: 17-Nov-2011
Publisher: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: Actualmente é consensual a ideia de que as empresas não se podem dissociar das questões ambientais, económicas e sociais com que a humanidade se vem confrontando, e que assumem em alguns casos uma dimensão e carácter de urgência irrefutável. Por outro lado, há um reconhecimento de que as empresas estão, de um lado, na origem de algumas das questões, e de outro, podem fazer a diferença na resolução das mesmas questões. Assim, a orientação para a sustentabilidade assume cada vez mais relevância nos contextos organizacionais, tornando-se uma questão estratégica para as empresas. Tendo começado por tratar de questões estritamente ambientais, a abordagem de diferentes grupos empresariais tem vindo a tornar-se mais abrangente para responder às diferentes dimensões da sustentabilidade. As empresas procuram agora integrar nas suas estratégias as questões relevantes para essas diferentes dimensões, nomeadamente a responsabilidade ambiental, económica e social. Por outro lado, enquanto inicialmente as acções das empresas se deviam essencialmente a uma necessidade de responder a imperativos legais, foram depois tornando-se iniciativas que vão para além das imposições normativas e assumem um carácter mais voluntário e até diferenciador. As implicações desta evolução estratégica traduzem-se numa maior expectativa quer da parte da sociedade civil quer do próprio meio empresarial face à forma como as empresas podem ou vão responder aos desafi os em matéria de sustentabilidade que se colocam para o futuro, nomeadamente no que toca a temáticas como o consumo sustentável, a gestão da procura, a disponibilidade de água, a preservação da biodiversidade ou os impactos sociais da actividade empresarial. Esta evolução será ilustrada, nesta comunicação, com casos de um grupo português do sector energético.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3269
ISBN: 978-989-8191-53-3
Publisher Version: http://observare.autonoma.pt/conference/images/stories/conference%20images%20pdf/S2/Ana_Loureiro_Antonio_Carvalho.pdf
Appears in Collections:I CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Loureiro_Antonio_Carvalho.pdf216,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.