Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/3242
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pacheco, Raquel | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-06T13:02:23Z | - |
dc.date.available | 2017-11-06T13:02:23Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-11 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-97244-1-9 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/3242 | - |
dc.description.abstract | Este artigo é sobre o livro que publicamos intitulado “Jovens, Media e Estereótipos. Diário de Campo numa Escola Dita Problemática”. Utilizamos o cinema como meio para reflexão sobre a violência, cidadania e juventude. Nossa intenção foi tentar perceber através de alguns filmes, por um lado, o movimento que está a acontecer quando o cinema de ficção vai buscar através da temática da realidade de crianças e jovens pobres e excluídos, trazendo a vida destes jovens para o ecrã. Por outro lado, a visão que os jovens têm destes filmes e utilizar o cinema como meio para que eles pudessem se sentir estimulados para externalizar o que pensam, sentem e vêem. Para entendermos o olhar dos jovens, desenvolvemos uma pesquisa etnográfica, durante 6 meses, e utilizamos como “campo” uma escola secundária situada dentro da zona urbana de Lisboa. O objectivo desta investigação foi perceber como os jovens se vêem e pensam ser vistos pela sociedade (o que inclui o cinema, os media, etc.) da qual fazem parte. Foi utilizado como ferramenta de registo de pesquisa, por parte da autora, um Diário de Bordo retratando o dia a dia na escola. A filosofia deste trabalho de campo baseia-se na pedagogia dialéctica de Paulo Freire. É através do diálogo problematizante desenvolvido principalmente após a exibição de filmes, nas aulas e nos encontros, de uma maneira geral, que estimulamos o questionamento e a problematização e a partir de questões, opiniões e ideias realizamos um vídeo. Através da educação para, com e sobre os media, utilizamos conceitos de comunicação, educação e participação, trabalhando temáticas relacionadas ao dia a dia destes jovens. O produto final deste projecto foi um documentário, onde os alunos foram os protagonistas em todas as etapas de realização: da pré produção à finalização. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | jovens | por |
dc.subject | media | por |
dc.subject | educação para os media | por |
dc.subject | audiovisual | por |
dc.title | Jovens, media e estereótipos. Diário de campo numa escola dita problemática | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 675 | por |
degois.publication.lastPage | 682 | por |
degois.publication.location | Braga | por |
degois.publication.title | Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania" | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas colecções: | DCC - Comunicações em conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Congresso Media Literacia_Cidadania_2011 .pdf | Jovens, Media e Estereótipos. Diário de Campo numa Escola Dita Problemática | 64,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.