Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3242
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPacheco, Raquel-
dc.date.accessioned2017-11-06T13:02:23Z-
dc.date.available2017-11-06T13:02:23Z-
dc.date.issued2011-03-11-
dc.identifier.isbn978-989-97244-1-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3242-
dc.description.abstractEste artigo é sobre o livro que publicamos intitulado “Jovens, Media e Estereótipos. Diário de Campo numa Escola Dita Problemática”. Utilizamos o cinema como meio para reflexão sobre a violência, cidadania e juventude. Nossa intenção foi tentar perceber através de alguns filmes, por um lado, o movimento que está a acontecer quando o cinema de ficção vai buscar através da temática da realidade de crianças e jovens pobres e excluídos, trazendo a vida destes jovens para o ecrã. Por outro lado, a visão que os jovens têm destes filmes e utilizar o cinema como meio para que eles pudessem se sentir estimulados para externalizar o que pensam, sentem e vêem. Para entendermos o olhar dos jovens, desenvolvemos uma pesquisa etnográfica, durante 6 meses, e utilizamos como “campo” uma escola secundária situada dentro da zona urbana de Lisboa. O objectivo desta investigação foi perceber como os jovens se vêem e pensam ser vistos pela sociedade (o que inclui o cinema, os media, etc.) da qual fazem parte. Foi utilizado como ferramenta de registo de pesquisa, por parte da autora, um Diário de Bordo retratando o dia a dia na escola. A filosofia deste trabalho de campo baseia-se na pedagogia dialéctica de Paulo Freire. É através do diálogo problematizante desenvolvido principalmente após a exibição de filmes, nas aulas e nos encontros, de uma maneira geral, que estimulamos o questionamento e a problematização e a partir de questões, opiniões e ideias realizamos um vídeo. Através da educação para, com e sobre os media, utilizamos conceitos de comunicação, educação e participação, trabalhando temáticas relacionadas ao dia a dia destes jovens. O produto final deste projecto foi um documentário, onde os alunos foram os protagonistas em todas as etapas de realização: da pré produção à finalização.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedadepor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectjovenspor
dc.subjectmediapor
dc.subjecteducação para os mediapor
dc.subjectaudiovisualpor
dc.titleJovens, media e estereótipos. Diário de campo numa escola dita problemáticapor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage675por
degois.publication.lastPage682por
degois.publication.locationBragapor
degois.publication.titleCongresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania"por
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:DCC - Comunicações em conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Congresso Media Literacia_Cidadania_2011 .pdfJovens, Media e Estereótipos. Diário de Campo numa Escola Dita Problemática64,38 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.