Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3242
Title: Jovens, media e estereótipos. Diário de campo numa escola dita problemática
Authors: Pacheco, Raquel
Keywords: jovens
media
educação para os media
audiovisual
Issue Date: 11-Mar-2011
Publisher: Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Abstract: Este artigo é sobre o livro que publicamos intitulado “Jovens, Media e Estereótipos. Diário de Campo numa Escola Dita Problemática”. Utilizamos o cinema como meio para reflexão sobre a violência, cidadania e juventude. Nossa intenção foi tentar perceber através de alguns filmes, por um lado, o movimento que está a acontecer quando o cinema de ficção vai buscar através da temática da realidade de crianças e jovens pobres e excluídos, trazendo a vida destes jovens para o ecrã. Por outro lado, a visão que os jovens têm destes filmes e utilizar o cinema como meio para que eles pudessem se sentir estimulados para externalizar o que pensam, sentem e vêem. Para entendermos o olhar dos jovens, desenvolvemos uma pesquisa etnográfica, durante 6 meses, e utilizamos como “campo” uma escola secundária situada dentro da zona urbana de Lisboa. O objectivo desta investigação foi perceber como os jovens se vêem e pensam ser vistos pela sociedade (o que inclui o cinema, os media, etc.) da qual fazem parte. Foi utilizado como ferramenta de registo de pesquisa, por parte da autora, um Diário de Bordo retratando o dia a dia na escola. A filosofia deste trabalho de campo baseia-se na pedagogia dialéctica de Paulo Freire. É através do diálogo problematizante desenvolvido principalmente após a exibição de filmes, nas aulas e nos encontros, de uma maneira geral, que estimulamos o questionamento e a problematização e a partir de questões, opiniões e ideias realizamos um vídeo. Através da educação para, com e sobre os media, utilizamos conceitos de comunicação, educação e participação, trabalhando temáticas relacionadas ao dia a dia destes jovens. O produto final deste projecto foi um documentário, onde os alunos foram os protagonistas em todas as etapas de realização: da pré produção à finalização.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3242
ISBN: 978-989-97244-1-9
Appears in Collections:DCC - Comunicações em conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Congresso Media Literacia_Cidadania_2011 .pdfJovens, Media e Estereótipos. Diário de Campo numa Escola Dita Problemática64.38 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.